Agenda do fim do mundo (3 a 10/2/2021)

Ivan Serpa; Milton Machado; Ayoung Kim; Glauco Rodrigues; Santos Film Fest; 8x Hilda; Videoartepapo; Dean Kissick

Da redação

Publicado em: 03/02/2021

Categoria: Agenda, Destaque

Sem título, anos 60, de Ivan Serpa (Foto: Coleção GUSTAVO REBELLO ARTE / Jaime Acioli

“As Forças Armadas tentaram vender ao país a imagem de serem uma espécie de força de contenção indispensável e inevitável. Bastou uma pandemia com seus desafios reais para que toda essa história ruísse”
Vladimir Safatle em As forças armadas do caos

EXPOSIÇÕES
Ivan Serpa – A Expressão do Concreto
O CCBB São Paulo apresenta uma retrospectiva do artista carioca, criador do Grupo Frente nos anos 1950. Com curadoria de Marcus de Lontra Costa e de Hélio Márcio Dias Ferreira, a mostra reúne mais de 200 trabalhos que permitem ver os desenvolvimentos e desdobramentos das questões, formas e linguagens utilizadas por Serpa ao longo de sua breve, mas prolífica carreira. Até 12/4.

Num piscar de olhos, Milton Machado (Foto: Erika Mayumi)

Arte Não. Desenho.
A sede da Galeria Nara Roesler no Rio de Janeiro reúne até 20/3 uma exposição exclusivamente composta por desenhos do artista Milton Machado. Ao longo de suas cinco décadas de produção, Machado tem realizado esculturas e desenhos a partir de diversos materiais, como grafite, acrílica e nanquim. O resultado varia de anotações rápidas a complexas sátiras e esquemas visuais, com comentários sobre a sociedade, a vida nas cidades e a própria arte.

Porém, Acontece, Que Somos Canibais! (da série Visão da Terra -A Lenda do Coati-Puru), 1977, de Glauco Rodrigues (Foto: Reprodução / Cortesia Coleção Fabiano Ribeiro Doyle, São Paulo)

Glauco Rodrigues: Acontece que Somos Canibais
A Galeria Bergamin & Gomide, em São Paulo, apresenta de 4/2 a 13/3 cerca de 30 obras produzidas entre o final dos anos 1960 e o começo dos 2000 pelo artista gaúcho. Com texto crítico de Lilia Schwarcz, a mostra aborda o aspecto pop da obra de Rodrigues, refletindo com ironia sobre signos de brasilidade e tropicalidade.

Série branca 4, 2018, de Maria Lynch. (Foto: Reprodução / Jean Peixoto)

Torrente
A individual de Maria Lynch na Galeria Karla Osório, em Brasília, segue até 15/2. Reunindo obras de diferentes momentos ao lado de peças de sua produção recente, incluindo o período da pandemia, a mostra traz pinturas, desenhos, fotografias e esculturas de tecido que encontram conexão nas ideias de fluxo e fluidez.

ON-LINE
Oxbow Lake Time

Frame de Porosity Valley 2 – Tricksters plot 9 (Foto: Divulgação)

Até 28/2, a plataforma Videobrasil Online apresenta projeto da artista sul-coreana Ayoung Kim. Partindo de uma reflexão sobre meio ambiente, migração, entre outros problemas candentes na história da modernização de seu país de origem, Kim apresenta dois vídeos produzidos entre 2001 e 2020, colocando a pandemia do coronavírus em uma perspectiva mais ampla. Com curadoria de Solange Farkas, a mostra é parte de uma parceria entre o Videobrasil e o Ilmin Museum of Art no projeto Anthropocene: Korea x Brazil 2019 – 2021.

Lyara Oliveira (Foto: Divulgação)

DEBATE
Videoartepapo 
Quinzenalmente, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo apresenta um bate-papo ao vivo sobre videoarte, conduzido pela artista Marcia Beatriz Granero a partir de obras do acervo da instituição. Já participaram do programa os artistas José Roberto Aguilar, Sandra Kogut, Regina Vater e Gisela Motta, além de pesquisadores como Lyara Oliveira, cuja participação estará disponível a partir de 4/2 no Youtube do museu.

Alien Shores, 2018, de Emily Mae Smith (Foto: Reprodução / Spectator)

ANÁLISE
The Rise of Bad Figurative Painting 
No texto, o editor Dean Kissick discute como a produção de pintura baseada em imagens que circulam pelas redes sociais – e é realizada para ser vista essencialmente pela internet, em especial no Instagram – é um fenômeno global. Com uma pitada de (mau) humor e muita ironia, Kissick aborda os pastiches, os vícios e as mistificações dessa vertente, principalmente em relação ao mercado de arte, que ganha centralidade em sua análise.

Cartaz Imersão Corpo Infinito (Foto: Divulgação)

INSCREVA-SE
Corpo Infinito – Conexões entre Vogue, Sapateado e Dança Contemporânea
A bailarina Daniela Alves propõe uma imersão com o objetivo de mapear o corpo e criar associações entre as diferentes modalidades de dança. Com encontros on-line e presenciais, na cidade de Florianópolis, as inscrições seguem abertas até 10/2 e devem selecionar dez participantes.

Convocatória do Painel da Fotografia Cearense (Foto: Divulgação)

Painel da Fotografia Cearense
Até 10/2, estão abertas as inscrições para o edital que busca selecionar 120 fotógrafos residentes ou nascidos no Ceará, atuando individualmente ou em coletivos. Após a seleção, uma série de seminários e podcasts serão realizados com os escolhidos, em uma tentativa de mapear a produção fotográfica recente da região.

Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos (Foto: Divulgação)

Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos
Com inscrições abertas até 8/2 para as Mostras Competitivas Nacionais, o festival este ano é dedicado exclusivamente à produção audiovisual de mulheres. Esta é a primeira vez que o projeto acontece on-line e os cerca de 60 filmes selecionados – entre curtas e longas – devem ser exibidos entre junho e julho deste ano.

Programa Emergencial de Residência Artística Digital (Foto: Germano Neto)

Programa Emergencial de Residência Artística Digital
Até 13/2, o Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto está com convocatória aberta para artistas residentes na cidade (três vagas) e também no estado de Minas Gerais (três vagas). Os selecionados receberão uma bolsa para pesquisar e produzir trabalhos no ambiente digital, em um programa que conta com orientação curatorial e pedagógica.

Hilda Hilst, 2000 (Foto: Pio Figueira)

LEITURA DRAMÁTICA
8x Hilda
De 7/2 a 28/3, sempre aos domingos, o canal do Youtube Curadoria Hilda Hilst apresentará uma série de interpretações sobre a obra teatral da autora, em comemoração ao ano em que ela completaria seus 90 anos. Organizado por Fábio Hilst, o projeto conta com a participação de nomes como Lavínia Pannunzio, Joca Andreazza, Flávia Couto e Kiko Rieser.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.