Agenda do fim do mundo (3 a 10/6)

Vivian Caccuri, Flup, podcast Trampos, Saturation: Race, Art, and the Circulation of Value, Todavia, Cada Voz, Eduardo Kac

Publicado em: 03/06/2020

Categoria: Agenda, Destaque

Detalhe da capa de Saturation: Race, Art, and the Circulation of Value (Foto: Divulgação

“[…] A falta de trabalho na era do coronavírus coloca os produtos culturais como os mais consumidos. Mas nem por isso o sustento daqueles que trabalharam para criá-los está garantido. Quem lucra com a produção artística e intelectual são as plataformas de internet, alimentadas gratuitamente com a difusão irrestrita de trabalhos culturais. O acesso contínuo, que garante o lucro de empresas como Facebook ou Google, depende do material disponibilizado. Além de entregar de bandeja suas produções sem qualquer remuneração, o exercício incessante de difusão também é feito gratuitamente pelos próprios autores das obras.”
Alessandra Martins Parente em “Apesar de”: o valor do trabalho de intelectuais e artistas na era do coronavírus

HISTÓRIA DA ARTE
Saturation: Race, Art, and the Circulation of Value
O New Museum, em parceria com a editora MIT Press, apresenta uma nova publicação, na qual discute raça, arte e circulação de valor. Com edição de C. Riley Snorton e Hentyle Yapp, o livro é parte de uma série que discute a invisibilização e os limites da história da arte, considerando questões étnicas e de gênero e de classe. Entre os colaboradores, estão os pesquisadores Denise Ferreira da Silva, Gayatri Gopinath, Tina Takemoto e Alexandra T. Vazquez. 

Imagem de divulgação da Flup 2020 (Foto: Reprodução)

LITERATURA
FLUP 2020
O Festival Literário das Periferias, originalmente planejado para outubro, está sendo realizado digitalmente. Todas as terças-feiras, às 19h, a programação inclui debates com escritores, pesquisadores e artistas. A homenageada deste ano é a escritora Maria Carolina de Jesus, cujo livro Quarto de Despejo, que completa 60 anos, permanece extremamente atual em sua discussão sobre precarização e vulnerabilidade dos moradores de favelas e comunidades. 

Imagem de divulgação do projeto Diálogos do Itaú Cultural (Foto: Reprodução)

DEBATE
Diálogos Itaú Cultural: Feira Preta e SP-Arte
O Instituto Itaú Cultural promove no dia 3/6, às 17h, uma conversa entre Eduardo Saron, diretor do instituto, Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, e Fernanda Feitosa, diretora da SP-Arte. A ideia do encontro é debater os desafios e prospecções de espaços culturais neste momento. 

Ana Magalhães (Foto: Paulo D’Alessandro)

DEBATE
Ana Magalhães e Martin Grossman
O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo está promovendo eleições para decidir sua nova diretoria. As duas chapas concorrentes – uma formada por Ana Magalhães na presidência e Marta Bogéa como vice; e a segunda composta por Martin Grossmann, com Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira na função de vice – participam de um debate aberto ao público no sábado, 6/6, às 15h, no site do museu. O resultado das eleições será divulgado no dia 9/6.

FESTIVAL
Latitudes
De 4 a 6/6, o Instituto Goethe promove debates sobre os efeitos coloniais no cotidiano de comunidades e as formas de superação dessas estruturas racistas e opressoras. O programa levanta perguntas sobre a situação do sujeito oprimido em tempos de comunicação digital, tendo como convidados políticos, artistas, designers, jornalistas e curadores. Horários e programação completa aqui. 

PODCAST
Trampos
Idealizado pela jornalista Raquel Melo, o podcast discute as condições de trabalho agravadas pelo isolamento social. Questões como home office, acesso à internet ou sobrecarga são discutidas entre sociólogos, jornalistas e pesquisadores. 

Aparecida Vilaça (Foto: Divulgação)

COLETÂNEA
Ensaios Sobre A Pandemia
A editora Todavia lança uma coleção de e-books com ensaios que buscam mapear e entender os impactos do coronavírus. Os paradoxos entre a hiperconectividade via internet e a necessidade de isolamento, as mortes, além das questões sociais, psíquicas, econômicas e políticas geradas por este novo estado das coisas estão no leque de assuntos discutidos. Entre os autores estão a economista Laura Carvalho, a antropóloga Aparecida Vilaça, a psicanalista Maria Homem, o filósofo Marcos Nobre e o cientista político Leonardo Avritzer.

SÉRIE
Cada Voz
Dando continuidade ao seu programa de entrevistas com artistas de diversas áreas da cultura, o Itaú Cultural apresenta um novo episódio da série Cada Voz, no qual a artista Élle de Bernardini conversa com o jornalista Marcus Leoni sobre sua trajetória no balé clássico e sua experiência na arte como uma mulher transexual.

VÍDEO
Eduardo Kac
Em uma série de vídeos expostos no site da Galeria Leme, o artista Eduardo Kac explica sua pesquisa e apresenta seus trabalhos digitais e obras que integram o Movimento de Arte Pornô e a série GFP Bunny.

MÚSICA
High Fidelity
A artista Vivian Caccuri apresenta novo álbum, realizado a partir de um convite do Museu de Arte Contemporânea de Detroit. O projeto é parte de uma instalação sonora apresentada na exposição Sonic Rebellion: Music as Resistance e foi produzido com fitas encontradas em uma emissora de rádio abandonada na cidade. A artista também participa do podcast Arte contemporânea: Da casca ao caroço, promovido pela Associação Brasileira de Arte Contemporânea (Abact), no qual apresenta sua pesquisa sobre a febre amarela e debate o momento da pandemia.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.