Agenda do fim do mundo (5 a 12/5/2021)

Confinamento; Pulso; Tecnologias de Gênero; Renata Felinto; Teatro Experimental do Negro; #NaVaranda; Fervo; Lina Bo Bardi

Da redação

Publicado em: 05/05/2021

Categoria: Agenda, Destaque

Frame de Bare Life Study #1, de Coco Fusco (Foto: Divulgação)

“Como é que a desconstrução que começou num embate estratosférico com a metafísica chegou ao Big Brother, a coletivos políticos da maior importância e ao programa do Bozo e do Olavo de Carvalho?”
Paulo Arantes em reportagem do Outline 

EXPOSIÇÕES
Confinamento
O Videobrasil on-line apresenta mostra com curadoria de Juliana Borges e participação de artistas como Coco Fusco, do grupo Frente 3 de Fevereiro e Lucila Meirelles. O projeto parte do isolamento social durante a pandemia para conectar a experiência com outras formas de confinamento, voluntário ou forçado, em contundente discussão política. As obras selecionadas são parte do acervo da instituição e percorrem questões como gênero, saúde mental e fronteiras. Disponível entre 10/5 e 4/7.

Flyer do projeto Pulso (Foto: Divulgação)

Pulso
O primeiro projeto da recém-inaugurada Bica Plataforma é composto inteiramente de trabalhos em gif. Reunindo artistas de diferentes gerações cujas produções lidam com os limites da imagem em movimento, loopings e repetições. O projeto conta com nomes como Lenora de Barros, João Loureiro, Wisrah Villefort, Flora Leite e Maura Grimaldi. Questões como a excitação psíquica provocada pelo excesso de imagens, a dimensão política das imagens de alta circulação, sexualidade e linguagem estão entre alguns dos assuntos da proposição. Disponível entre 7/5 e o fim de junho.

Obras de Fefa Lins (Foto: Divulgação)

Tecnologias de Gênero
O pintor Fefa Lins usa a linguagem tradicional da pintura acadêmica, mas embaralha os códigos de normatividade sexual e corporal. Em sua individual com curadoria de Aslan Cabral, as obras variam entre pequenas e médias dimensões e subvertem as representações binárias e heteronormativas estabelecidas ao longo da história da arte. Aberto até 28/05.

Divulgação Vozes Agudas

1º Prêmio Vozes Agudas para Mulheres Artistes
O projeto do Ateliê397 e do coletivo homônimo Vozes Aguda busca sanar as desigualdades de gênero nas artes e destina-se a artistas mulheres trans ou cis brasileiras. O resultado da edição de 2020 segue como uma exposição itinerante que reúne artistas como Alice Yura, Laixxmo, Terroristas del Amor e Vulcanica Pokaropa. Depois de passar pela Galeria Jaqueline Martins, a exposição ocupa agora a Galeria Karla Osório, em Brasília. A partir de 8/5.

Renata Felinto (Foto: Divulgação)

DEBATES
Entrevista com Renata Felinto
O Art Consulting Tool, em parceria com o projeto Artistas Latinas, promove uma conversa entre Renata Felinto e o curador Paulo Farias. O objetivo é discutir o texto A pálida História das Artes Visuais no Brasil: onde estamos negros e negras?, no qual a artista e educadora discute os limites deste campo. Em 8/5 às 11h, via Zoom. Para participar é necessário inscrição prévia. 

Vision and Justice Talk: Teatro Experimental do Negro (Foto: Divulgação)

Vision and Justice Talk: Teatro Experimental do Negro
Os curadores Keyna Eleison e Victor Gorgulho promovem um debate sobre o multiartista Abdias do Nascimento, fundador do Teatro Experimental do Negro. A realização acontece em uma parceria das galerias Fortes D’Aloia & Gabriel e Tanya Bonakdar Gallery, a conversa também conta com participação de Elisa Larkin Nascimento, viúva do artista. Em 6/5 às 16h.

Chamada Arapuca Arte Residência

INSCREVA-SE
Arapuca Arte Residência
Realizada no litoral da Paraíba, o projeto de residência para artistas e curadores inclui acompanhamento crítico e curatorial, chalé, ateliê e interlocução sobre as relações entre arte e natureza. Despesas não inclusas. Custos sob consulta em arapucaarteresidencia@gmail.com. Inscrições abertas até o fim de maio.

Rawi. (Foto: Kevin Gonzalez)

FESTIVAIS
Fervo – Festival Amazônia Queer
O festival inclui mostras competitivas de vídeo e performance, shows e projetos de arrecadação de fundos para a causa LGBTQIA+ na região. Entre as atrações estão o multiartista RAWI e a Drag, DJ e performer Samu Cnt. Para mais informações siga @alterdosom no Facebook, Instagram e Youtube. O Fervo vai ao ar no dia 8/5 às 20h.

#NaVaranda com Pedro França | Cinematroz (Foto: Divulgação)

#NaVaranda
A Casa de Cultura do Parque promove uma segunda edição de seu projeto de vídeos e obras sonoras de artistas e pesquisadores. Com nova identidade visual, o programa já contou com a participação da artista Erica Ferrari e da pesquisadora Ana Avelar e tem previstas propostas de Ilê Sartuzi e Arthur Scovino. Novos vídeos serão publicados quinzenalmente, às terças, no Youtube e Instagram da instituição. 

Capa do livro de Lina Bo Bardi (Foto: Divulgação)

LANÇAMENTO
Lina Bo Bardi – O que eu queria era ter história
A primeira biografia da arquiteta ítalo-brasileira é resultado de 20 anos de pesquisa do artista e designer Zeuler R. Lima. Publicado pela Companhia das Letras, o livro reúne excertos e fotografias, em narrativa intimista. Disponível a partir de 7/5. R$89,90.

Tags: , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.