Agenda do fim do mundo (7 a 14/4/2021)

A Última Floresta; Durante; Cine Esquema Novo; Um Autorretrato Cubano; Colômbia Era Nossa; Art in Tension

Da redação

Publicado em: 07/04/2021

Categoria: Agenda, Destaque

Still de A Última Floresta (Foto: Pedro J. Márquez)

“Ao transformarem-se em celebridades pelas plataformas informacionais e redes sociais, muitas vezes até para criticar a versão farsesca do primeiro fascismo, os acadêmicos são aprisionados pela violência bem mais sofisticada da indústria cultural.”
César Mortari Barreira e Guilherme Leite Gonçalves em Ensino virtual e barbárie: notas sobre a atualização da noção de indústria cultural

FESTIVAIS
É Tudo Verdade
De 8 a 18/4, o festival exibe 69 documentários de 23 países. Entre os destaques, estão Fuga, de Jonas Poher Rasmussen, vencedor de melhor documentário no Festival de Sundance 2021, e Alvorada, de Anna Muylaert e Lô Politi, que acompanha o cotidiano da ex-presidente Dilma Rousseff durante o processo de impeachment. O filme de encerramento será A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, sobre uma tribo Yanomami, isolada na floresta, enquanto a chegada de garimpeiros traz morte e doenças para a comunidade. A exibição é por meio das plataformas É Tudo Verdade/Looke e Spcine Play, entre outras.

Still de Welket Bungué, de Kirst Bethge (Foto: Divulgação)

Cine Esquema Novo
Totalmente on-line e gratuito, o festival gaúcho acontece neste ano de 10 a 15/4. Ao todo, são 49 obras audiovisuais, em uma lista que inclui títulos como O Mundo Mineral, de Guerreiro do Divino Amor; Performatividades do Segundo Plano, Frederico Benevides e Yuri Firmeza; e 13 Ways of Looking at at a Blackbird, de Ana Vaz. O júri desta edição é composto por Fernanda Brenner, Flávia Guerra, Graciela Guarani e Linn da Quebrada. O prêmio da Mostra Competitiva Brasil, definido ao final do evento, contará com um troféu criado por Luiz Roque especialmente para o festival. 

Daniel Bretas (Foto: Cortesia do artista/ Divulgação)

Durante,
Com curadoria dos artistas Paulo Nazareth, Shima e Camila Buzelin, o festival acontece de forma virtual entre 8 e 12/4. A edição acontece a partir de uma homenagem a Do Corpo à Terra, evento ocorrido em Belo Horizonte na década de 1970. Serão 12 performances em diálogo com o acontecimento, que tinha como mote entender como o artista se relaciona com seu próprio corpo e quais as associações políticas existentes nesta conexão. Entre os trabalhos selecionados, estão Cura Senhor Onde Dói, de Daniel Bretas; Depil(ação), de Pedrosa Camilo; e Meu Rabo, de Mamutte.

Da Série Compatriotas, Calle Reina, La Habana (1972), de José A. Figueroa (Foto: Divulgação)

EXPOSIÇÕES
Um Autorretrato Cubano
A primeira exposição virtual do MAC Niterói é sobre José Alberto Figueroa, artista cubano considerado um dos precursores da fotografia conceitual. Disponível até 2/5, a mostra, com curadoria de Cristina Figueroa, filha do fotógrafo, reúne 69 imagens que apresentam um olhar para o povo cubano e as transformações vividas pelo país nas últimas cinco décadas. 

Pele Mirada, de Jeane Terra (Foto: Fernando Souza)

Escombros, Peles, Resíduos
Com curadoria de Agnaldo Farias, a exposição com trabalhos inéditos de Jeane Terra pode ser vista pelo viewing room no site da galeria Simone Cadinelli até 29/5. Maior individual já realizada pela artista, a mostra apresenta obras criadas a partir dos escombros das casas do Pontal de Atafona, praia no norte fluminense que está sendo tragada pelo mar. 

Still de Colômbia Era Nossa (Foto: Jussi Rastas)

FILME
Colômbia Era Nossa
Dos diretores finlandeses Jenni Kivistö e Jussi Rastas, o filme acompanha o pós-acordo de paz, em 2016, entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e o governo local. A produção, que levou três anos, acompanha ao longo de 91 minutos personagens reais como Ernesto, um dos guerrilheiros, e Maria Fernanda Cabal, congressista de direita. O documentário, até então inédito no circuito comercial brasileiro, está disponível nas plataformas Amazon Prime, Google Play, iTunes, Mowies e Vimeo. 

Black Flag (2021), de Dora Longo Bahia (Foto: Reprodução / Princeton)

DEBATE
Art in Tension: Artists & Scholars in Conversation II
Hoje, 7/3, às 18h (horário de Brasília), a Universidade de Princeton promove uma conversa entre Dora Longo Bahia e Cecilia Fajardo Hill, com mediação de Gabriela Nouzeilles. Promovido pelo programa de estudos em América Latina, em parceria com o departamento de espanhol e português, a primeira edição do evento contou com a participação de Regina José Galindo. Os debates são realizados via Zoom e é necessário inscrição prévia. 

Flyer do projeto Urbe urge (Foto: Divulgação)

INSCREVA-SE
Urbe Urge
O BDMG Cultural abre inscrições para programa com objetivo de expandir as pesquisas e o desenvolvimento de projetos nas áreas de arquitetura, urbanismo e design em resposta aos desafios impostos pela emergência climática. O edital estará com inscrições abertas até 5/5, e fomentará a formação de seis coletivos com três integrantes cada, sendo pelo menos um deles arquiteto, urbanista ou designer, e os demais de qualquer área do conhecimento. Cada integrante receberá uma bolsa mensal de R$ 1.500 durante seis meses e terá seu projeto acompanhado pelos interlocutores e pelos integrantes do Cosmópolis.

 

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.