Agenda do fim do mundo (8 a 15/7)

Lute Como Quem Cuida, Amilcar de Castro, Mostra Cinemateca 65 anos, podcast Este Arte, La Piedra Arde, residência Jan Van Eyck Academie, Descurso das Artes

Da redação

Publicado em: 08/07/2020

Categoria: Agenda, Destaque

Ações de distribuição de alimentos orgânicos produzidos por agricultores familiares nos assentamentos do MST (Foto: Divulgação)

“No início da pandemia do novo coronavírus, muitos começaram a buscar títulos literários que ajudassem a viver o momento. Proliferaram indicações de livros cujos enredos se passam em meio a pestes e epidemias, distopias autoritárias, narrativas de isolamento ou de repressão. Mas o que pode ser dito sobre as imagens que atendem à demanda do confinamento? O que se pode registrar quando o espaço em volta se restringe às paredes que delimitam o ambiente doméstico?”
Carolina Amaral de Aguiar em Imagens possíveis no confinamento: Jafar Panahi e Chris Marker

AÇÃO
Lute Como Quem Cuida
O Movimento Sem Teto do Centro (MSTC) e a Cozinha da Ocupação 9 de Julho lançaram uma ação de arrecadação de fundos para a distribuição de marmitas à população vulnerabilizada. O projeto possui duas frentes de captação: doações diretas ou a colaboração por meio de uma rifa para aquisição de um objeto de um artista no valor de R$10,00. Entre as opções que serão sorteadas – todas doadas para o fortalecimento da causa – estão a jaqueta vermelha que a cantora Letrux usou no show do álbum Climão e um kimono da Céu. 

Sem título (1980), de Amílcar de Castro (Foto: Sérgio Guerini)

EXPOSIÇÃO
Amilcar de Castro – 100 Anos
No centenário do artista Amilcar de Castro, a Dan Galeria apresenta uma exposição virtual em homenagem ao escultor e desenhista. Além das obras e suas imagens, o projeto reúne vídeos, depoimentos e textos críticos que permitem contextualizar a trajetória de Castro, assim como sua relevância para o presente. A mostra chegou a ser aberta no espaço físico, no dia 1/7, mas precisou fechar suas portas por causa da divulgação do decreto do governo estadual de que as galerias só poderão voltar a funcionar na próxima fase de reabertura, juntamente com cinemas, teatros e museus.

Cinemateca do MAM (Foto: Fabio Souza / MAM Rio)

EXPOSIÇÃO
Mostra Cinemateca 65 anos
Em comemoração ao seu aniversário, a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio lança programação em novo canal na plataforma Vimeo: a partir de 10/7, começa a Mostra Cinemateca 65 anos, com foco em documentários sobre grandes personalidades do cinema e, no dia 13/7, será inaugurada a Mostra Petrobras de Filmes Para Crianças, com 26 títulos em torno da sustentabilidade e do folclore. A sala virtual também disponibilizará parte do acervo da instituição. Disponível até 13/8. 

PODCAST
Este Arte
Como um dos poucos podcasts uruguaios dedicado às artes visuais, o Este Arte é parte da programação da feira homônima e busca contribuir na profissionalização e desenvolvimento do setor no país. Composto por entrevistas com galeristas, curadores, artistas e colecionadores, o projeto já contou com a participação de agentes como Martín Castillo, Renos Xippas e Mercedes Sader. 

Aula de modelo vivo na EAV Parque Lage (Foto: Wilton Montenegro)

CURSO
EAV Online Para Todo o País
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage acaba de lançar 12 cursos de férias e quase 50 cursos semestrais online, ampliando o alcance de sua programação educativa para todo o país. Entre os temas tratados nas aulas, estão cursos de colagem com Pedro Varela; pintura com Bob N e Gustavo Matos e vídeo com Marcos Bonisson. Acesse aqui a programação completa.

Suzane Jardim (Foto: Divulgação)

EDUCATIVO
Educação Antirracista: uma Conversa Franca sobre Racismo Estrutural com Suzane Jardim
Como parte da programação do MAM Educativo, em 14/7, às 16h, a historiadora Suzane Jardim promove um debate sobre as aplicações do racismo estrutural na vida cotidiana. Atividade gratuita. Inscrições aqui

AULA
Descurso das Artes
Como parte de um programa de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o artista e professor Chico Machado vem apresentando regularmente aulas virtuais nas quais discute arte, poder e problemas de linguagem. Além dos modelos expositivos, o projeto promove entrevistas com outros artistas e debates que aproximam diferentes gêneros artísticos, como as artes visuais e a dança.

Renan Inquérito (Foto: Juliano Simões)

AULA
Poesia Pra Encher a Laje
De 14 a 16/7, o rapper e poeta Renan Inquérito apresenta um curso que discute as bases da poesia visual no site da Biblioteca Parque Villa-Lobos. O artista explora as relações entre o formalismo da poesia concreta e o cotidiano das periferias, deslocando temas e procedimentos de cada um desses campos. Atividade gratuita. Inscrições aqui

Sem título – Intervenções Entre o XX e o XXI (2016), da dupla Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda. (Foto: Maria Clara Boing / Reprodução)

ANÁLISE
Do precariado e além: conversa com Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda.
Em entrevista à curadora Pollyana Quintella, a dupla Amador e Jr. discute as performances nas quais emulam e distorcem o comportamento de seguranças dentro das instituições. Além da dose de crítica, os artistas questionam a estrutura do sistema da arte e os marcadores de gênero, raça e classe ligados a esses profissionais. 

Sill das ilustrações de La Piedra Arde (2020), de Eric Nepomuceno (Foto: Divulgação)

FILME
La Piedra Arde
O escritor Eric Nepomuceno apresenta, a partir de 12/7, um curta-metragem de animação baseado em uma tradução inédita de texto de Eduardo Galeano. O trabalho traz ilustrações de Luis Horna, trilha de Bebê Kramer e participação especial de Martha Viana. 

Flyer da residência Jan Van Eyck Academie (Foto: Atelier Brenda)

INSCREVA-SE
Jan Van Eyck Academie
Até 1/10, estão abertas as inscrições para o programa de 2021 da residência Van Eyck, que recebe artistas, curadores, designers e escritores. Com duração de um ano, o programa busca aprofundar a prática de seus participantes, disponibilizando espaço de trabalho, interlocução e bolsa de pesquisa.

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.