Agenda do fim do mundo (9 a 15/9)

O Ar Que Nos Une; Museu Janete Costa de Arte Popular; Puc no Paço; Regina Parra; In-Edit Brasil; Narciso em Férias

Da redação

Publicado em: 09/09/2020

Categoria: Agenda, Destaque

No Ar, de Laura Vinci (Foto: Divulgação)

“Meus vizinhos são solitários olhando telas. De TV, notebook, tablet, celular. “Humanidade: pessoas encurvadas em suas próprias casas, fixadas em pequenos objetos luminosos”, registraria um ET caso sobrevoasse as janelas dos edifícios de São Paulo. Ou de qualquer outra cidade do mundo. Não é comer, transar, ler, se exercitar: a coisa que as pessoas mais fazem quando estão em casa é fixar o abismo infinito das janelas que caem, impulsionadas pela barra de rolagem lateral. É como se os olhos estivessem em queda livre vendo as janelas de um prédio que nunca termina.”
Ronaldo Bressane em De panelaços a sexo na janela

EXPOSIÇÃO
O Ar Que Nos Une
A mostra, que tem como intenção enfatizar que o ar que nos separa é o mesmo que nos conecta, exibe obras na área externa do MuBE como alternativa para este período de isolamento social. Entre os primeiros trabalhos apresentados, estão No Ar, da artista Laura Vinci; Em contato, de Ana Teixeira; e Xapiri, da dupla Motta & Lima. O projeto também receberá, no dia 12/9, a obra “Aerólito”, de Artur Lescher. 

Conflito, de Maurino de Araújo (Foto: Vitor Pastana)

EXPOSIÇÃO
Entre Fragmentos e Frestas
A mostra, que ocupa o Museu Janete Costa de Arte Popular, em Niterói, conta com cerca de 80 obras de 50 artistas cujas descendências africanas – e a criação plástica – manifestam-se em esculturas de barro, trabalhos em madeira e pinturas em tela. Entre os nomes selecionados, estão Izabel Mendes, Agnaldo Santos, Itamar Julião, Mestre Didi e Mestre Guarany. A curadoria é de Jorge Mendes. Até 28/2/21. 

O artista Fernando Velázquez (Foto: Lucas Lima)

DEBATE
Puc no Paço
Como parte de uma parceria entre o Paço das Artes e a PUC-SP, organizada por Marcus Bastos e Priscila Arantes, o programa, que está em sua quarta edição, realiza um bate-papo nesta quinta-feira, 10/9, às 18h, em torno da obra de Fernando Velázquez. Para o debate, além do artista, estará presente o crítico e professor Daniel Hora, da Universidade Federal do Espírito Santo. A transmissão acontecerá nos canais do Youtube da
TV PUC e do Paço das Artes.

O Impossível (2020), de Regina Parra (Foto: Facundo Guerra)

INSTALAÇÃO
O Impossível
A convite da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a artista Regina Parra acaba de instalar um novo neon no Viaduto Santa Ifigênia. Quem passar agora pelo local, no centro de São Paulo, poderá conferir a obra inédita O Impossível (2020). O projeto contou com curadoria de Jurandy Valença. 

My Darling Vivian (Foto: Divulgação)

FESTIVAL
In-Edit Brasil
Em sua 12a edição, o Festival Internacional do Documentário Musical exibirá, até 20/9, mais de 60 filmes ainda inéditos no circuito comercial. No Panorama Brasileiro, a mostra apresenta títulos com personagens como Dorival Caymmi, Arto Lindsay e Felipe Cordeiro. Já entre os destaques da programação internacional, estão White Riot, sobre o movimento Rock Against Racism – que teve apoio de bandas como The Clash, Sham 69 e Steel Pulse – e My Darling Vivian, no qual as filhas do primeiro casamento de Johnny Cash contam sua versão após o sucesso do filme Johnny e June.

Still do filme Double Stories Shacks: Four Vignettes, de Daniel Schwartz (Foto: Divulgação)

FESTIVAL
Milano Design Film Festival
Sob o mote “Arquitetura e Imagem e Movimento”, a mostra apresenta uma seleção de documentários que exploram temáticas relevantes para a arquitetura contemporânea e a relação de arquitetos com simbolismos coletivos na construção das cidades. A programação, com exibições entre 12 e 13/9, conta com os filmes Jean Nouvel Reflections, de Matt Tymauer, e Francis Kéré: an Architect Between, de Daniel Schwartz – o arquiteto africano foi também tema da edição 47 da seLecT.

Caetano Veloso em cena de Narciso em Férias (Foto: Reprodução)

FILME
Narciso em Férias
O documentário, dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil, é composto por um longo depoimento de Caetano Veloso sobre o período em que ficou preso pela ditadura militar brasileira. No relato, o músico relembra o interrogatório que virou prisão por vários quartéis e, inclusive, um período na solitária. O longa foi disponibilizado no GloboPlay em 7/9, data de estreia do festival de cinema de Veneza. 

ESPETÁCULO
Nosso Primeiras Estórias
Os 21 contos do livro Primeiras Estórias, de Guimarães Rosa, são a inspiração para o espetáculo Nosso Primeiras Estórias, do grupo Silenciosas. Com direção do bailarino Diogo Granato, a peça reúne elementos de dança, teatro e literatura. Ao todo, serão 17 apresentações (de sexta a domingo, às 17h30), mas cada uma delas traz novos movimentos, o que torna todo espetáculo único. Até 10/10, via Zoom (ID 634 867 4348).

Tags: , , , , , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.