Amazônia no Anhangabaú

Arte e gastronomia em projeto de proteção dos biomas brasileiros

Da Redação

Publicado em: 17/08/2022

Categoria: Da Hora, Destaque

Cozinha do Notiê Restaurante

Duas chefs manauaras compartilharam seus saberes para a composição do novo menu do Notiê Restaurante e do Abaru Bar e Restaurante, no Centro de São Paulo, que a partir desta semana encerra a bem-sucedida temporada de 9 meses dedicados à gastronomia do Sertão e se volta para os sabores amazônicos.

As chefs Clarinda Ramos e Débora Shornik

Clarinda Ramos, indígena do povo Sateré Mawé, da Casa de Comida Indígena Biatüwi, de Manaus, e Débora Shornik, do Caxiri, em Manaus, e do Camu-Camu, em Novo Airão, trabalharam conjuntamente com o chef Onildo Rocha na criação do menu degustação Amazônia. “A culinária é também sobre encontros e afetos”, diz o chef.

As viagens de estudos nos estados do Amazonas, Pará e Rondônia se transformam e condensam em um “cardápio em dez tempos”. A experiência sensorial se completa com uma pintura da artista visual Duhigó, indígena do povo Tukano, ampliada em um grande painel instalado no teto do espaço. O trabalho representa a força da mulher na cultura amazônica.

A artista visual Duhigó, e sua pintura concebida para o espaço

Após um drink de cachaça de jambu e gin, como aperitivo, são dez passos para ativar os sentidos e ser transportado para as esferas terrestres e celestes da Amazônia:

Uariní: Crocante de Uariní, taioba e priprioca

Bacurí: Telha crocante, coalhada e pó cariru

Mandioca: Croqueta de mandioca com queijo Marajó

Arubé: Caranguejo e pupunha

Jambu: Guioza de camarão ao ponzu de galinha e tempurá de jambu

Açaí: Filhote, ervas aromáticas e vitória-regia

Tucupi: Canelone de pato e óleo de chicoria do Pará

Sagu: Umbu, coco verde e curry amazônico

No cardápio, também estão pratos como Aviú, um tucupi preto e macadâmia, e Pimenta Baniwa, chocolate quente amazônico. Os dois restaurantes integram o Espaço Priceless, no rooftop do Shopping Light, no centro de São Paulo. A iniciativa faz parte da Coalizão Planeta Priceless, da Mastercard, um projeto coletivo que envolve comerciantes e consumidores na proteção e regeneração da Amazônia e dos demais biomas brasileiros. Antes da Amazônia, o projeto trouxe a São Paulo a gastronomia do Sertão. 

Serviço
A partir de 16/8 no Abaru Bar e no Notiê Restaurante
Reservas pelo link 

Tags: , , , , , , ,

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.