Amazônia: Um mapa ambiental da arte – PA

Mapeamento inédito de iniciativas ativas e representativas das cidades e territórios amazônicos coloca em foco 14 municípios e quase 70 novos espaços de arte

Publicado em: 06/07/2021

Categoria: A Revista, Uncategorized

Veja os locais mapeados no estado do Pará. Participe do mapeamento.


Belém do Pará

Associação Fotoativa
Local: Espaço independente
Gestão: Híbrida

A Associação Fotoativa é uma organização sem fins lucrativos que parte da fotografia para a construção de exercício da cidadania. Como espaço independente de artes, organiza exposições, encontros, cursos, residências, grupos de acompanhamento de portfólio e grupos de estudo, fomentando de forma ampla a cena artística de Belém do Pará. É possível acompanhar a programação pelo instagram da associação.

Como entrar em contato?
via insta @fotoativa

NoiteSuja
Local: Espaço independente
Gestão: Pública

Coletivo e movimento artístico LGBTQIA + e Drag de múltiplas expressões. O coletivo Noite Suja é um projeto artístico cultural LGBTI, que atua na cidade de Belém desde o ano de 2013, proporcionando um circuito único de experimentação artística na capital paraense, principalmente ligado à cultura drag.

Como entrar em contato?
via insta @noitesuja

Olaria Mundiar
Local: Espaço independente
Gestão: Privada

Residência artística, ateliê e espaço de artes e cultura. A Olaria Mundiar é um espaço que promove diferentes tipos de encontros com artistas de diferentes linguagens.

Como entrar em contato?
via insta @olariamundiar

Casa Canto do Rio – Ilha do Combu
Local: Centro cultural
Gestão: Híbrida

Escondida por árvores, a casa Canto do Rio, criada pela antropóloga Denise Adrião, abriga, desde 2007, a salinha de leitura. O local oferece para a comunidade ribeirinha da ilha do Combu uma programação com oficinas artísticas, mediações de leitura e encontros da comunidade. O acervo de livros é abastecido por doações e as manutenções necessárias são feitas por voluntários.

Como entrar em contato?
via site oficial

Casa das Onze Janelas
Tipo: Centro cultural
Gestão: Pública

Referência em arte contemporânea na região Norte e Nordeste com um acervo de aproximadamente 1.863 obras de artistas locais, nacionais e internacionais, representados em 20 coleções. O espaço desenvolve políticas de estímulo à produção e permanência de poéticas visuais que discutam questões entre o local e o global. O espaço possui quatro salas expositivas além do Laboratório das Artes, concebido como um espaço de experimentação artística para artistas e pesquisadores.

Como entrar em contato?
via facebook

Kamara Kó Galeria de Fotografias
Tipo: Galeria de arte
Gestão: Privada

A expressão KAMARA KÓ significa em Tupi “amigos verdadeiros”, “irmãos”. É nesse espírito que a produtora cultural Makiko Akao e o fotógrafo e educador Miguel Chikaoka desenvolvem arte e pesquisa há mais de 20 anos. A galeria nasceu em 2011 com o objetivo de difundir a fotografia contemporânea e promover conexões entre fotógrafos, colecionadores, críticos e interessados nos processos criativos dos artistas da Amazônia.

Como entrar em contato?
via site oficial 
via insta @kamarakogaleria

Escola de Teatro e Dança – ETDUFPA
Tipo: Escola de Arte
Gestão: Pública

A Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará objetiva promover o ensino, a pesquisa e a extensão das artes, mais especificamente das seguintes áreas: Cenografia, Figurino Cênico, Dança e do Teatro no Estado do Pará, por meio de diferentes cursos. Desde a sua fundação no ano de 1962, a escola preocupa-se em formar profissionais para a produção de conhecimento na área de artes.

Como entrar em contato?
via site oficial 

Laboratório de Memória das Artes Cênicas da Amazônia
Tipo: Escola de Arte
Gestão: Pública

O laboratório desenvolve suas ações no Instituto de Ciências da Arte da UFPA, contribuindo com a linha de pesquisa História, Crítica e Educação em Artes do PPGARTES. Tem como objetivo o desenvolvimento de novas pesquisas sobre Memória, História e Artes Cênicas, sempre em diálogo com o campo das Artes de forma ampla, privilegiando a região amazônica, como lugar onde se faz e se produz pesquisa.

Como entrar em contato?
via site oficial 


Alter do Chão – Santarém – Pará

E.CO ARTE LAB
Tipo: Escola de arte
Gestão: Privada

O E.CO-LAB Amazônia é um espaço coordenado pela designer, pesquisadora e professora Fernanda Sarmento, para o ensino, prática e pesquisa em arte e design na Amazônia.Tem como objetivo promover intercâmbios culturais e projetos colaborativos por meio de atividades criativas que possam apoiar e fomentar a comunicação sobre a Amazônia sua biodiversidade e o modo de vida local.

Como entrar em contato?
via site oficial
via insta @ecoartelab.amazonia


São Sebastião da Boa Vista – Ilha do Marajó

Expressões Marajoara
Tipo: Residência artística
Gestão: Privada

Como entrar em contato?
via email rafzzai@gmail.com

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.