Ana Avelar e a crítica de arte agora

A crítica e curadora é a professora do novo curso do Núcleo seLecT de Arte e Comunicação

Da redação

Publicado em: 23/07/2021

Categoria: Destaque, Laboratório de escrita, Projetos especiais

Ana Avelar (Foto: Danny Abensur)

Ana Avelar tem um importante currículo no campo da crítica e da curadoria. Atualmente é chefe do Departamento de Teoria, Crítica e História da Arte da Universidade de Brasília e foi curadora e mentora da Casa Niemeyer, que agenciou na UnB uma coleção de arte contemporânea formada por artistas brasileiros de diversas gerações, regiões e realidades sociais. Ana Avelar é também uma colaboradora de longa data da seLecT. Em 2017, ela integrou o time do primeiro braço educativo da revista, a Casa seLecT, ministrando o curso Arte Contemporânea Brasileira: dos Tupinambá aos Huni Kuin, com Ana Gonçalves Magalhães, hoje diretora do MAC-USP.

O título foi uma provocação das professoras lançada diante do trabalho apresentado por Ernesto Neto na 57ª Bienal de Veneza, ao levar indígenas da etnia Huni Kuin para uma das performances mais concorridas daquela edição, a dança da jiboia. No curso, Avelar e Magalhães tocaram em questões polêmicas, como “de que maneira certa narrativa de arte no Brasil constituiu-se através da promoção de determinados artistas, conceitos e obras que circularam em exposições no exterior”.
Em 2018, Ana Avelar integrou o júri do 2º Prêmio seLecT de Arte e Educação, que premiou Maya Inbar (RJ), com o trabalho Programa de Arte Ambiental, na categoria Formador; e Sue Nhamandu (SP), na categoria Artista, com o trabalho Ryzoma Pornoklasta, uma pedagogia de conscientização sobre o sistema patriarcal, baseada em exercícios eróticos que explicitam os mitos das diferenças entre gêneros. Uma das mais arrojadas premiações da história do evento, sem dúvida.

Dando continuidade a essa pulsante trajetória de atuações conjuntas, Ana Avelar ministra em agosto o curso Crítica de Arte Agora, no Núcleo seLecT de Arte e Comunicação, o braço educativo online da revista em parceria com a plataforma Zait. O curso aborda a análise e produção de textos de crítica de arte, por meio da pesquisa de textos críticos, livros e periódicos de notório reconhecimento na área. São examinados textos críticos objetivando a instrumentalização de alunes para a produção textual da mesma natureza, e ao mesmo tempo compor um panorama de referências brasileiras que auxiliem na constituição de uma voz crítica. Inscreva-se aqui.

Tags: , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.