icon-plus
Postado em 09/01/2013 - 5:11
Ana Maria Pacheco na Pinacoteca
Mariel Zasso

Exposição que exibe um panorama da artista em 50 obras fica em cartaz até 3 de fevereiro

Ana-maria-pacheco

Legenda: “Noite Escura da Alma” (1999), instalação de Ana Maria Pacheco, é um dos destaques da individual

Em cartaz desde novembro, a exposição de Ana Maria Pacheco, com cerca de 50 obras entre gravuras, livros de artistas e esculturas, realizadas entre 1998 e 2012 entra em suas últimas semanas de exibição na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Para o curador Carlos Martins, os grandes destaques da mostra são as esculturas Noite escura da alma, 1999, e Memória roubada I e Memória roubada II, 2008. Além de uma seleção de gravuras, com obras de pequeno e grande formato, que oferece um significativo panorama da produção de Ana Maria, testemunho de seu rico imaginário.

Esta é a primeira exposição de Ana Maria Pacheco na Pinacoteca. Radicada em Londres desde 1973, Ana Maria consolidou seu trabalho em meio ao competitivo cenário artístico europeu, trazendo como traço definitivo a simbiose de influências da vivência londrina com o imaginário de origem brasileira.

Ana Maria possui múltipla formação nos campos da arte, música e educação – graduou-se em 1965 pela Universidade Católica e pela Universidade Federal de Goiás. A escultura foi a sua forma de expressão privilegiada, desde o princípio. Atualmente vive e trabalha em Londres, sendo a primeira artista estrangeira a usufruir do projeto promovido pela National Gallery de residência artística.

A exposição fica em cartaz até 3 de fevereiro, e tem o patrocínio da Sabesp.

Serviço:

Exposição de Ana Maria Pacheco

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Praça da Luz – Luz

De terça a domingo, das 10h às 18h e às quintas até às 22h.

Às quintas, das 18h às 22h e, aos sábados, a entrada é franca.