icon-plus
Trabalho de André Penteado (Foto: Divulgação)
Postado em 24/06/2016 - 10:00
André Penteado exibe fotografias e vídeos de sobre o luto no CCSP
Artista André Penteado investiga espaços e objetos do afeto e da memória em mostra dedicada à superação da perda de um ente querido por suicídio em mostra no Centro Cultural São Paulo

O Centro Cultural São Paulo – CCSP inaugura no dia 25/6 (sábado), às 11 horas, a mostra individual de fotografia e vídeo Não Estou Sozinho, de André Penteado. São exibidas no Piso Flavio de Carvalho as séries fotográficas As Roupas do Meu Pai, Memória e Vazio, os vídeos Como Você se Sente e Voltando para Casa. No conjunto de trabalhos reunidos pela primeira vez, André exibe a complexidade de sentimentos e suas expressões audiovisuais relacionadas ao luto pela perda de um parente querido por suicídio.

As Roupas do Meu Pai é um conjunto de 52 autorretratos, dispostos em vitrine no centro do espaço expositivo, em que André se fotografa em estúdio, sempre na mesma posição, de olhos fechados, vestido com as roupas de seu pai, que se suicidou em 2007.

As séries seguintes relacionam-se à experiência pessoal de André em um grupo de apoio a familiares de suicidas que frequentou em Londres, após a morte de seu pai. Lá, ouvindo diversas histórias semelhantes à sua, resolveu convidar 25 colegas a desenvolverem trabalhos sobre a sua dor comum. A série fotográfica Memórias investiga o lugar onde são guardados os afetos. Após pedir aos participantes que mostrassem o objeto mais importante que haviam guardado de seu parente falecido, André pediu que indicassem o lugar onde eles são mantidos. Ele então fotografou estes lugares, e não os objetos, que muitas vezes não estão visíveis. As imagens são acompanhadas pelo nome de cada objeto.

Serviço
Não Estou Sozinho
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, São Paulo
De 25/6 a 21/8
De terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h
Tel.: (11) 3397 4002