Anna Bella Geiger abre individual no MAM Rio

Em Aqui É o Centro, a artista apresenta releitura da exposição Circumambulatio, feita em 1972 com seus alunos

Luana Fortes

Publicado em: 12/06/2019

Categoria: Da Hora, Destaque, Notícias Quentes

Retrato da artista Anna Bella Geiger com seus alunos na exposição Circumambulatio em 1972 (Foto: Acervo Mam Rio)

A exposição da carioca Anna Bella Geiger gira em torno da noção de centro como local de ação e por isso tem como título Aqui É o Centro, emprestado do nome de uma gravura em metal realizada por ela em 1973. Com curadoria de Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes, a mostra divide-se entre duas partes. Primeiro, são apresentadas 20 obras emblemáticas de Geiger, feitas entre 1960 e 1990, pertencentes ao acervo do MAM Rio. Segundo, complementa a seleção uma releitura da exposição Circumambulatio, de 1972, em que a artista e seus alunos do curso de artes visuais do museu exibiram o resultado do trabalho coletivo do grupo.

O título deriva de “circumambulação”, ritual de andar em espiral ao redor de objetos sagrados, como ocorre em cerimônias do Budismo, do Hinduísmo e do Islamismo. Para a dupla de curadores, a montagem histórica foi um divisor de águas na produção de Geiger. É depois dela que a artista passou a se aproximar de questões da arte conceitual, que começam a aparecer em sua obra após os anos 1970. “O centro não é simplesmente estático. Ele é o núcleo de onde parte o movimento do uno para o múltiplo, do interior para o exterior. […] A passagem da circunferência para o seu centro equivale à passagem do externo para o interno, isto é, da forma à contemplação”, escreveu Geiger em 1972.  

No sábado, 15 de junho, às 15h, a artista e o curador Fernando Cocchiarale conversam com o público sobre a remontagem de Circumambulatio. O evento tem 40 vagas e senhas serão distribuídas a partir das 14h na bilheteria do museu.

Serviço
Anna Bella Geiger – Aqui É o Centro
Até 7/7
MAM Rio
Av. Infante Dom Henrique, 85
mamrio.org.br

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.