A reutilização de imagens 73 ou objetos criados por outros é uma prática artística moderna que remonta ao readymade duchampiano e à fotomontagem dadaísta, mas chega a ser tão contemporânea quanto o fenômeno do Instagram na internet. Selecionamos quatro categorias de apropriação fotográfica que fazem jus à declaração do artista conceitual Allen Ruppersberg: “A cópia é verdade também”.
Confira os álbuns no nosso flickr:
Foto da Foto:
A apropriação – ou posse, em geral desautorizada, de imagens alheias – afirma-se como prática artística recorrente nos anos 1980.
Olhar de vidro:
O mapeamento do planeta pelo Google Street View e pelas câmeras dos satélites da Nasa é uma forma ultra contemporânea de vigilância.
Fotografia técnica:
imagens que foram feitas para funcionar apenas como o registro ou documentação científica se tornam verdadeiras obras primas.
O antiespecialista:
a fotografia amadora é o gênero que mais cresce graça a proliferação das mídias digitais.
Armando Prado é fotógrafo, professor da Faap e curador da Fauna Galeria. Possui obras na coleção Pirelli/Masp e integra o coletivo SX70.