Ar-condicionado portátil

Ronaldo Fraga, Lucas Nascimento e Pedro Lourenço inventam roupas frescas

Ricado van Steen

Publicado em: 30/09/2011

Categoria: Da Hora

A convite de seLecT, três estilistas brasileiros de renome internacional lançam um olhar para o futuro não tão distante quando as roupas poderão ter ar-condicionado integrado. Os croquis foram inspirados em uma nova tecnologia desenvolvida pela Embraco, que permite que o sistema de refrigeração utilizado nas geladeiras seja incorporado aos itens de um guarda-roupa tropical. Os três criadores – Ronaldo Fraga, Lucas Nascimento e Pedro Loureço – optaram por esconder o mecanismo, deixando o estilo protagonizar a vestimenta refrescante do futuro.

Do tamanho de uma caneta, o microcompressor desenvolvido pela Embraco funciona como um aparelho de ar-condicionado individual. Em setembro de 2010, o protótipo de um macacão refrigerado foi apresentado a investidores na Bolsa de Nova York. A companhia de Santa Catarina, especializada na produção de componentes para geladeira, já iniciou negociações com escuderias de Fórmula 1, exércitos e corporações de bombeiros para criar soluções de refrigeração em vestimentas específicas. No segundo semestre uma linha piloto de produção do microcompressor começa a funcionar na fábrica de Joinville.

Confira o resultado no nosso Flickr

Tags: , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.