icon-plus
Fotografia de estilhaço de Josely Carvalho
Postado em 03/05/2019 - 12:09
Aromas premiados
Josely Carvalho vence prêmio internacional com intervenção olfativa que realizou na edição #38 da seLecT
Da redação

A edição 38 da seLecT chegava primeiro aos leitores pela intervenção da artista Josely Carvalho: um cheiro de estilhaço impregnado na revista. Era a obra Teto de Vidro: dos Estilhaços à Resiliência (2015-2018). A intervenção era o desdobramento da exposição Diários de Cheiros: Teto de Vidro que ficou em cartaz no MAC USP entre março e maio de 2018. Agora, um ano depois, a artista ganhou o prêmio The Art and Olfaction Awards justamente com o trabalho que gerou polêmica entre os leitores da revista.

O prêmio – promovido pelo The Institute for Art and Olfaction, uma organização sem fins lucrativos baseada em Los Angeles – é destinado para criadores que lidam com perfumes artesanais, independentes ou mais experimentais e conceituais, expandindo os usos do cheiro para intervenções públicas em exposições, publicações, ou ações. Carvalho concorre na categoria destinada a projetos experimentais que selecionará 5 finalistas para realização de projeto ambicioso na instituição.

Sua obra na seLecT busca recriar sensações conflitantes – simultaneamente prazer e angústia, afeto e náusea –  presentes no nosso momento sócio-político, como forma de despertar a reflexão do público ao acionar o olfato, um dos sentidos menos trabalhados no campo das artes plásticas. Na época de sua publicação, a intervenção na revista causou polêmica entre os leitores da seLecT e a revista foi integralmente disponibilizada online.

Serviço
Art and Olfaction Award
Oudekerksplein 23 1012 GX, Amsterdã
artandolfactionawards.org