Arrojo e multiplicidade

Marcos Diego Nogueira

Publicado em: 03/03/2013

Categoria: Da Hora, design

Exposição evidencia a importância da família Giugiaro no design

Giugiaro-1

Legenda: O design do DMC 12 DeLorean, que ganhou fama no filme De Volta para o Futuro, de 1985, foi uma das criações da família Giugiaro (Imagem: Divulgação)

Embalagem de chá, máquina fotográfica, carro de luxo. Independentemente do tamanho do objeto de criação, é inegável que os designers Giorgetto e Fabrizio Giugiaro tenham uma parte da responsabilidade na construção da identidade italiana do século 20. Se ainda há alguma dúvida, ela pode ser tirada a partir de 5 de fevereiro no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, na exposição Giugiaro: 45 Anos de Design Italiano. A mostra ocupa cinco salas e foca não só nos trabalhos realizados por ambos e sua empresa Italdesign Giugiaro para a indústria automobilística, como no desenho dos carros Passat, Golf, Maserati Spyder 4200 e Lamborghini Gallardo, mas também nos projetos ligados a objetos cotidianos, como máquinas de café expresso e jogos de panelas. Os visitantes acompanham ainda o processo criativo da dupla em projetos de grande sucesso, como as câmeras Nikon, o trem de alta velocidade ETR 600 Frecciargento e também em parte da Juventus Arena, estádio de futebol localizado em Turim, cidade natal da família.

Giugiaro: 45 Anos de Design Italiano
Até 31 de março
Museu da Casa Brasileira

Av. Brig. Faria Lima, 2.705, São Paulo-SP

* Publicado originalmente na edição impressa #10.

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.