Art Basel vai ao mundo, mais uma vez

Projeto Art Basel Cities lança feira itinerante para estabelecer parcerias e agitar o mercado de metrópoles ao redor do globo

Felipe Stoffa

Publicado em: 26/09/2016

Categoria: Da Hora, Destaque, Mercado de Arte, Notícias Quentes

Cidade de Buenos Aires (Foto: Jesus Sánchez/Flickr)

Depois de ter estabelecido sedes em Miami e Hong Kong e ter firmado a cidade suíça de Basel como um dos roteiros indispensáveis no circuito mundial das artes, a renomada feira Art Basel anunciou seu novo empreendimento. Trata-se do projeto Art Basel Cities, uma feira itinerante com a proposta de estabelecer parcerias e agitar o mercado de metrópoles ao redor do mundo. A primeira edição, prevista para acontecer em 2017, já conta com destino marcado: Buenos Aires.

A ideia é estimular o cenário da capital argentina a partir de uma parceria entre a feira e instituições locais, como comenta Patrick Foret, diretor de negócios da ArtBasel. “Estamos encantados em firmar uma parceria com Buenos Aires e não podemos esperar para trabalhar com as instituições da cidade. Desde o anúncio do lançamento da Art Basel Cities, nos engajamos em diversas conversas com grandes cidades ao redor do mundo. Estamos felizes em apresentar Buenos Aires como nossa primeira parceira e a única na América do Sul. A partir desse diálogo queremos celebrar o que Buenos Aires pode oferecer, inclusive o seu potencial como um destino cultural internacional”, afirma Foret.

Não contente com as metrópoles já parceiras, o programa lançado pela feira suíça pode estimular ainda mais as trocas entre os diversos setores do circuito da arte, principalmente em cidades em que o mercado local ainda não tenha alcançado plena autonomia. Em muitos casos, ocorre também ser inviável o transporte de obras e o custo que as galerias arcam com um stand em feiras internacionais.

O projeto promete uma programação que vai além da própria feira, fato que ganha destaque. O programa nutre um ciclo de palestras e outras iniciativas desenvolvidas especialmente para cada instituição selecionada pelo comitê da Art Basel e o próprio governo argentino. “A arte têm sido um dos principais pilares da cidade de Buenos Aires, e é por isso que celebramos orgulhosamente que um dos mais importantes nomes do mundo da arte tenha escolhido Buenos Aires como a primeira cidade a integrar a iniciativa Art Basel Cities”, comenta Horacio Rodríguez Larreta, prefeito de Buenos Aires.

Tags: , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.