Arte aumentada

Nina Gazire

Publicado em: 10/10/2012

Categoria: Da Hora, se linka

Aplicativo permite dar vida aos grandes clássicos da pintura

Art

Você já imaginou como seria ver na sua frente_ em carne e osso_ duas mulheres que inspiraram os retratos mais famosos da história da pintura? O aplicativo ARART, desenvolvido pelos artistas japoneses Kei Shiratori, Mukai Takeshi e Bak Younghyo, utiliza a tecnologia da realidade aumentada para “dar vida” a algumas pinturas famosas. Ainda que nem a “Monalisa” de Leonardo Da Vinci e tampouco “A Garota do Brinco de pérola” de Johannes Vermeer saltem da tela vivas como conta a lenda da escultura de Pigmaleão, o app permite animar as imagens, antes estáticas em suas molduras.

O aplicativo também permite criar “animações” com as capas de discos de algumas bandas famosas, como é o caso da capa do disco do Radiohead, Kid A. O trabalho surgiu após ter feito sucesso durante a exposição ocorrida no centro cultural ATTIC,  localizado em Sapporo, Japão, onde foi usado para criar um ambiente expositivo virtual. Infelizmente não há nenhum arquivo sobre quais imagens o app transforma em animação, mas a diversão com grandes clássicos da pintura está garantida. O aplicativo já está disponível na iTunes Store.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.