A Arte da Lembrança – a Saudade na Fotografia Brasileira

Com curadoria de Diógenes Moura, a mostra trata da saudade, personificada em 123 obras de alguns dos mais representativos fotógrafos brasileiros, ou que desenvolveram o seu trabalho no país

Publicado em: 11/10/2016

Categoria: Agenda

Kurt Klagsbrunn - Diante do Cinema (Foto: Coleção Victor Klagsbrunn)

A partir de 12/10, o Itaú Cultural e a Fundação Gregório de Mattos inauguram a exposição A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira, um percurso iconográfico de um sentimento pessoal e universal registrado em um arco de 80 anos, a partir da década de 1930, nos estados da Bahia, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

A mostra, que fica em cartaz até 11/12, reúne 123 imagens de 36 artistas brasileiros, ou residentes no país, incluindo oito baianos – Adenor Gondim, Aracy Esteve Gomes, Aristides Alves, Iêda Marques, Lita Cerqueira, Luciano Andrade, Marcio Lima e Voltaire Fraga. A montagem da exposição em Salvador é dividida em dois prédios da fundação, a Galeria da Cidade, dentro do Teatro Gregório de Mattos, e a Galeria Juarez Paraíso, instalada no Espaço Cultural da Barroquinha. Com curadoria de Diógenes Moura, pesquisa de Samuel de Jesus e projeto expográfico de Henrique Soares e Érica Pedrosa, do Itaú Cultural, A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira chega a Salvador, terceiro destino da itinerância, tendo passado antes por São Paulo e Belém. Segue depois para Fortaleza, em janeiro.

Serviço
A Arte da Lembrança – A Saudade na Fotografia Brasileira
Fundação Gregório de Matos
Praça Castro Alves, s/n, Centro, Salvador
Tel.: (71) 3202-7888
Galeria Juarez Paraíso – Espaço Cultural da Barroquinha
Rua do Couro, s/n, Barroquinha, Salvador
Tel.: (71) 3202-7880
De 12/10 até 11/12
De quarta-feira a domingo, das 14h às 19h

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.