Pink Floyd celebra 40 anos de Dark Side of The Moon com novas versões para a capa mais antológica de todos os tempos
Na contramão do glam e do hard rock, em 1943, a banda britânica Pink Floyd entregou ao mundo um dos primeiros álbuns de rock conceituais entrando quase que instantaneamente para a história da música. O Dark Side of The Moon vendeu mais de 50 milhões de cópias e permaneceu 741 semanas nas paradas da Billboard entre 1973 e 1988. Além do sucesso comercial, a obra usou técnicas experimentais sem precedentes e envolveu a participação de todos os funcionários do estúdio Abbey Road cujas vozes aparecem em diálogos ao longo do disco.
Emblemática é a capa realizada pelo designer e artista Storm Thorgerson, pertencente ao extinto coletivo de arte Hipgnosis que se tornou referência ao ser responsável pela capa de álbuns de músicos de rock e bandas como o T. Rex, The Pretty Things,, Led Zeppelin, AC/DC, dentre outras. Além de Thorgerson, o Hipgnosis era integrado por Tempestade Cambridge Thorgerson e Aubrey Powell, e mais tarde Peter Christopherson. O grupo se dissolveu em 1983, embora Thorgerson ainda trabalhe em projetos de álbuns, sendo suas capas mais recentes as do álbun Absolution, da banda inglesa Muse e De-loused in commatorium, da banda norte-americana Mars Volta.
No dia 24 de março, para celebrar a data que marca o aniversário de 40 anos do lançamento do Dark Side of The Moon, Thorgerson publicou diferentes versões da icônica capa que traz um prisma refratando a luz. As versões estão disponíveis no site oficial do Pink Floyd e estão disponíveis para o download.