Arte dark side

ninagazire

Publicado em: 02/04/2013

Categoria: Da Hora, design

Pink Floyd celebra 40 anos de Dark Side of The Moon com novas versões para a capa mais antológica de todos os tempos

Ds

Na contramão do glam e do hard rock, em 1943, a banda britânica Pink Floyd entregou ao mundo um dos primeiros álbuns de rock conceituais entrando quase que instantaneamente para a história da música. O Dark Side of The Moon vendeu mais de 50 milhões de cópias e permaneceu 741 semanas nas paradas da Billboard entre 1973 e 1988. Além do sucesso comercial, a obra usou técnicas experimentais sem precedentes e envolveu a participação de todos os funcionários do estúdio Abbey Road cujas vozes aparecem em diálogos ao longo do disco. 

Emblemática é a capa realizada pelo designer e artista Storm Thorgerson, pertencente ao extinto coletivo de arte Hipgnosis que se tornou referência ao ser responsável pela capa de álbuns de músicos de rock e bandas como o  T. Rex, The Pretty Things,, Led Zeppelin, AC/DC, dentre outras. Além de Thorgerson, o Hipgnosis era integrado por Tempestade Cambridge Thorgerson e Aubrey Powell, e mais tarde Peter Christopherson. O grupo se dissolveu em 1983, embora Thorgerson ainda trabalhe em projetos de álbuns, sendo suas capas mais recentes as do álbun Absolution, da banda inglesa Muse e De-loused in commatorium, da banda norte-americana Mars Volta.  

No dia 24 de março, para celebrar a data que marca o aniversário de 40 anos do lançamento do Dark Side of The Moon, Thorgerson publicou diferentes versões da icônica capa que traz um prisma refratando a luz. As versões estão disponíveis no site oficial do Pink Floyd e estão disponíveis para o download. 

Confira as 42 versões da capa do Dark Side of The Moon  

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.