Aplicativo para celular expande a experiência da 55ª Bienal de Veneza apresentando informação política, ideológica e econômica sobre os pavilhões nacionais
Legenda: O aplicativo funciona na rede local da Bienal de Veneza, dispensando o uso de conexão com a internet.
A mais antiga das grandes exposições internacionais, a Bienal de Veneza exibe, a cada dois anos, uma grande exposição coletiva e dezenas de exposições em pavilhões nacionais. Em 2013, são 90 pavilhões que funcionam como verdadeiras embaixadas da arte, onde cada país exibe os artistas que considera mais emblemáticos na atualidade. Este ano, um guia virtual promete estender a experiência da visitação fornecendo informações históricas, políticas e econômicas sobre cada um dos países que mereceram seu pavilhão.
Disponível para uso gratuito em celulares, o Guia Ideológico para a Bienal de Veneza oferece aos milhares de visitantes ferramentas para interpretar as escolhas por artistas e obras dentro de seu contexto histórico, político e cultural. Por que certo artista foi escolhido? Quem escolheu o curador? Como as alianças geopolítcas desses países atravessam as escolhas e criações artísticas?
O aplicativo inclui um texto crítico introdutório para cada país, assinado por proeminentes artistas, curadores, políticos e pensadores – o do Brasil é assinado por Amilcar Packer, artista chileno radicado no país, que comenta o fato de o pavilhão nacional contar com curadoria de um estrangeiro, Luis Pérez-Oramas, além de artistas também estrangeiros.
Dados sobre a participação de cada nação, incluindo quanto cada Estado investiu na produção de seu pavilhão (500 mil reais, no caso do Brasil), como foram selecionadas as obras e artistas, quem são os artistas e o curador, quantas vezes participaram da Bienal, além de informações dignas de almanaque, incluindo renda per capita, taxa de desemprego, dados sobre conflitos, história colonial, participação em missões multinacionais e em alianças internacionais, completam o quadro de informações. Infelizmente, não inclui imagem das obras.
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