icon-plus
Postado em 10/12/2011 - 3:44
Arte Fora do Museu #CulturaDigitalBR
Mariel Zasso

Projeto apresentado no Festival Cultura Digital.BR mapeia obras de arte camufladas na paisagem urbana

Artef_fora

O site do projeto, que tem sua versão original como um aplicativo para celular

Iniciativa dos jornalistas André Deak e Felipe Lavignatti, o projeto Arte Fora do Museu, apresentado na Mostra de Experiências do Festival Cultura Digital.BR, foi selecionado pela Funarte na linha de apoio a Reflexão Crítica e Produção Cultural para a internet. “Um projeto jornalístico multimídia”, define Deak. A ideia é tão simples quanto necessária: um site que faça um georreferenciamento de obras de arte em espaços públicos de São Paulo. Tanto ele quanto Lavignatti já haviam pensado que, em tempos de cultura digital, faltava mapear a arte espalhada pelas ruas da cidade – pinturas, esculturas e arquitetura que acabam naturalizadas como parte da paisagem.

Deak

Jornalista, fotógrafo e corintiano. Deak no MAM-Rio, durante o Festival Cultura Digital.BR (Foto: Mariel Zasso)

100 obras, 100 fotos e 100 vídeos

A inquietação virou projeto depois da convocatória da Funarte. Proposta aprovada, os dois jornalistas saíram às ruas para a execução: montar um aplicativo para celular e um site mapeando 100 obras fora dos museus, em São Paulo. As obras ganharam, uma a uma, fotos, sinopses detalhadas e comentários em vídeo de especialistas, tornando-se o roteiro de uma visita guiada. “O projeto é um convite para o cidadão a (re)descobrir o lado artístico da cidade”, diz Deak.

A ideia de fotografar as obras foi pensada como forma de garantir que, na megalópole mutante, grafites, ou mesmo edifícios, pudessem ser eternizados na memória da cidade. Apesar de já explorar anteriormente esse talento, Deak diz ter se surpreendido ao se ver creditado como fotógrafo.

Depois do sucesso do mapeamento em São Paulo, a próxima investida é reproduzir a ideia no Rio de Janeiro, além de preparar a versão colaborativa, onde os cidadãos possam alimentar o projeto com imagens e comentários dos seus próprios mapeamentos, como já acontece em iniciativas de diversos países. Os usuários de Android também podem esperar por uma versão compatível do aplicativo. “Quando pensamos o projeto, o Android ainda não era o que já se tornou: um sistema operacional forte concorrente da Apple.”

As obras foram escolhidas por sua relevância, pela proximidade do centro expandido da metrópole e pelo acesso gratuito e fácil ao pedestre. No depoimento de Lavignatti, “uma aula de arte feita de metrô, a pé, de carro e bicicleta em 7 dias de passeios de sol por lugares da cidade que eu mal conhecia.”

Av_paulista

Com o projeto – público – disponibilizado integralmente em licença Creative Commons, fica o convite para que a comunidade se aproprie. Que tal baixar o aplicativo e seguir o roteiro da Av. Paulista, que completou 120 anos nesta quinta-feira (08)? Fica a dica!

Para saber mais:

Arte Fora do Museu

Videos do projeto