icon-plus
Postado em 22/06/2015 - 6:28
Arte indigente
da Redação

Artista francesa traz ao Brasil evento de arte elaborada com lixo e lança chamada de trabalhos

Lixo_body

Legenda: Artistas participando da Braderie de l’Art  (foto: Jacob Khrist)

Segundo estimativas do Banco Mundial, o ritmo de geração de resíduos sólidos no planeta está aumentando consideravelmente, podendo exceder 11 milhões de toneladas por dia em 2100. Em suma, a questão do reuso deve entrar na agenda dos formadores de opinião o mais rápido possível.

E é aí que está a importância do projeto Braderie de l’Art, idealizado pela artista francesa Fanny Bouyagui e que circula pela Europa desde 1991. Ela realiza a primeira edição do evento na América Latina, nos dias 11 e 12 de dezembro, no Centro Cultural Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro.

O evento é um grande live art com 100 artistas e designers produzindo obras de arte durante 24 horas ao vivo, sem interrupção, originadas de resíduos sólidos (nome técnico do lixo). Não deixa de ser uma reconstituição dos bons tempos da Arte Povera.

Os interessados podem se inscrever no site, de 10 de junho a 14 de agosto, enviando seus projetos de acordo com duas regras: 1. só vale o reaproveitamento de lixo; 2. as obras podem ser vendidas, durante o processo, por qualquer valor entre 10 e 1.000 reais.