Arte Serrinha terá semana de culturas ancestrais

Bené Fonteles conduz residência artística em oca xinguana e Ayrson Heraclito fará performance na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista

Márion Strecker
Justiça Selvagem, de Lucas Bambozzi, na Fazenda Serrrinha em Bragança Paulista. Foto: Márion Strecker

O Festival Arte Serrinha, que há 17 anos acontece numa fazenda de Bragança Paulista (90 km de São Paulo) entra em sua terceira semana com oficinas de Bené Fonteles (Oca Oco), Marcelo Rosenbaum (Design para Humano), Jean Paul Ganem (Land Art com Plantas), Elisa Stecca (Objetos Preciosos, Adornos e Relicários) e Rafaela Rossi (Cerâmica).

Na próxima sexta-feira (27/7/18), às 20h, será realizada na oca xinguana que há na fazenda uma conversa pública intitulada Culturas Ancestrais, com a participação de Ayrson Heraclito, Tiganá Santana, Ailton Krenak, Marlui Miranda, Pai Bil e Jonathas Andrade.

No sábado (28/7), às 16h30, Ayrson Heráclito fará a performance Presente das águas, com entrada gratuita. Às 23h59, Mariana Aydar convida Felipe Cordeiro com sua Veia Nordestina para show (ingressos pelo site www.galpaobuscavida.com.br).

O festival é dirigido por Fabio Delduque e acontece na antiga fazenda de café de sua família, atualmente em trabalho de conservação ambiental e com projetos de reflorestamento em curso. O tema escolhido para o festival este ano foi “Quem somos nós”.

  • Oficina de Vera Hamburger na oca xinguana da Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista. (Foto: Márion Strecker)
  • Nau, de Eduardo Srur, na Fazenda Serrinha em Bragança Paulista. (Foto: Márion Strecker)
  • Fértil, de Fernando Limberger, na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista. (Foto: Márion Strecker)
  • Mercado, de Eduardo Srur, na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista. (Foto: Márion Strecker)
  • Mula Sem Cabeça, do coletivo Bijari, na Fazenda Serrinha em Bragança Paulista. (Foto: Márion Strecker)
  • Enquadrando a Paisagem, de Luiz Hermano, na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista. (Foto: Márion Strecker)
  • Eu Te Como, de José Roberto Aguilar, na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista. (Foto: Márion Strecker)
  • A janela do restaurante da Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista. F(Foto: Márion Strecker)
  • Oca xinguana construída na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista. (Foto: Divulgação)
  • A Grande Espiral, de Bené Fonteles, na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista. (Foto: Divulgação)
  • Land Art Espelho D'Água, de Jean Paul Ganem, às margens da represa Jaguari-Jacareí, na Fazenda Serrinha, em Bragança Paulista. (Foto: Divulgação)

O Festival Arte Serrinha acontece sempre no mês de julho, com agenda de eventos para todas as idades, alguns pagos, outros gratuitos. Este ano, o festival, que se encerra no domingo (29/7), já promoveu oficinas com Dudi Maia Rosa, Luiz Hermano, Vera Hamburger, Cássio Vasconcellos, Gero Camilo e a chef Daniele Dahoui, entre outros.

Algumas atividades acontecem em locais próximos à fazenda Serrinha, como o Teatro Rural e o Galpão Busca Vida. Esses locais ficam próximos às margens da represa Jaguari-Jacareí.

Na fazenda Serrinha, ao longo dos anos diversos artistas criaram e instalaram trabalhos ao ar livre. São eles: José Roberto Aguilar, Eduardo Srur, Fernando Limberger, Hugo França, Lucas Bambozzi, Bené Fonteles, Luiz Hermano, Marcos Amaro, Gustavo Godoy, Humberto Brasil, coletivo Bijari, Jean Paul Ganem, Laura Gorsky e o próprio Fabio Delduque. A fazenda permite visitação a todos esses trabalho, numa caminhada que inclui visitas para a represa.

Mais informações pelos sites: fazendaserrinha.com.br e arteserrinha.com.br

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.