As quatro ecologias de Regina Vater

Giselle Beiguelman

Publicado em: 18/05/2012

Categoria: Da Hora, exposições e bienais

Mostra individual de Regina Vater entra em cartaz na próxima segunda no Rio

Regina-vater1

Legenda: Natureza-Morta Ainda Viva – Whitney Museum – 1974, de Regina Vater

Uma de nossas primeiras artistas dedicadas ao uso das imagens técnicas, Regina Vater, ganha, enfim, extensa mostra individual no Oi Futuro. Residente nos EUA há mais de 20 anos, Vater elaborou, ao longo dos seus 40 anos de carreira, uma obra consistente e variada que compreende fotografia, filme, vídeo, performance, instalação e uma obra gráfica experimental que inclui livro de artista, arte postal e poesia visual. À diversidade de materiais, interfaces e mídias corresponde a complexidade, em todo seu trabalho, das abordagens conceituais em pesquisas que abrangem as relações entre arte, sociedade, natureza e tecnologia.

A curadora da exposição, Paula Alzugaray, também diretora de redação de seLecT destaca: “A natureza poética e ecológica de sua obra cria condições para que ela seja pensada à luz do conceito das três ecologias de Félix Guattari – social, mental e ambiental. Mas, além disso, demarca-se em sua obra, de forma pioneira, o impulso que dirige o trânsito de seu pensamento ao longo das mídias e no campo de uma quarta ecologia, uma ecologia transmidiática, operando transversalmente entre arte, natureza e tecnologia. A exposição terá obras consagradas, porém raramente expostas no Brasil, como as séries Cinematic Stills e Electronic Natures, stills de naturezas filtradas pela imagem eletrônica e midiática, além do audiovisual LuxoLixo, obra inspirada no poema de Augusto de Campos, realizada com a colaboração de Hélio Oiticica, em 1973, em Nova York. O projeto prevê ainda a edição de um livro sobre a extensão da obra da artista.

Regina Vater: As Quatro Ecologias

A partir de 21 de maio

Oi Futuro Flamengo

Rua 2 de Dezembro, 63, Rio de Janeiro

*Publicado originalmente na edição impressa #5.

[As imagens da galeria acima pertencem à série Eletronic Nature, de Regina Vater]

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.