icon-plus
Postado em 13/01/2012 - 5:38
As ruas são pra dançar
Mariel Zasso

Coletivo BaixoCentro promove ocupações no centro de São Paulo entre 13 e 15 de janeiro

Assista ao vídeo de apresentação do Projeto Baixo Centro

De hoje até domingo, uma série de intervenções artísticas e culturais nos bairros paulistanos da Luz, Santa Cecília, Vila Buarque e Campos Elíseos, em São Paulo, servem de prévia ao festival BaixoCentro, a ser realizado em março.

Iniciativa nascida na Casa de Cultura Digital, localizada na região do Minhocão (área próxima ao Elevado Costa e Silva), o movimento BaixoCentro reúne centros culturais, coletivos, artistas e produtores do entorno preocupados em “estimular as expressões populares nos espaços públicos e transformar nossas ruas em palcos de todos”.

O Festival começou a ser organizado em 2011, e não por acaso vai ser realizada na mesma região que atualmente desperta opiniões controversas, desde que a ocupação da Cracolândia e bairros do entorno por policiais militares foi promovida pelo governo paulista.

As atividades começam com cortejo do bloco carnavalesco Filhos da Santa, e um passeio de bicicleta pelos espaços culturais da região na noite de sexta (13), “rolê” do Ônibus Hacker no sábado, terminando com a roda de samba da Casa de Cultura Digital no domingo, o Samba na Casa do Gato.o bloco carnavalesco Filhos da Santa  fará um cortejo entre a sede da cia de teatro Folias D’Arte (galpaodofolias.com.br) e o Largo Santa Cecília, ao mesmo tempo que o Coletivo CRU (coletivocru.tumblr.com) liderará uma pedalada do Baixo Centro.por espaços culturais,

No sábado, o rolê do Ônibus Hacker pela região Baixo Centro culmina com a chegada no Churrascão de Gente Diferenciada, na Luz. O churrascão é a segunda edição de uma manifestação popular espontaneamente articulada pela internet, proposta como um protesto crítico e bem-humorado à intervenções do governo que refletiriam “o preconceito e o racismo dos políticos e das elites paulistanas”. A suposta “higienização” da Cracolândia foi o disparador desta segunda edição do churrasco no meio da rua.

O fim de semana de eventos do BaixoCentro tem o intuito de divulgar o projeto e angariar fundos para a sua execução, um festival de rua colaborativo e aberto à intervenção de qualquer um. É possível conhecer melhor e apoiar o projeto aqui: Catarse

Confira a programação completa de eventos do fim de semana no BaixoCentro.