Avalanche cinematográfica

Guilherme Kujawski

Publicado em: 17/10/2013

Categoria: cinema, Da Hora

Última edição da Mostra Internacional de Cinema finalmente abre para o público

Fuller

Legenda: Still do filme de chamada para investidores do documentário A Fuller Life, de Samantha Fuller

Foi dada a largada para o início da 37a Mostra Internacional de Cinema, um dos principais eventos cinematográficos no Brasil, que carrega em seu bojo a tradição e o carinho com que é recebida por moviegoers de diversos calados, de simples curiosos a amantes incondicionais da sétima arte.

Em nota lançada na última edição da seLecT sobre o evento, Luciana Pareja lembra que o cartaz de divulgação desse ano é inspirado em aquarela feita em 1974 pela viúva de Stanley Kubrick, homenageado com retrospectiva completa, lançamento de livro e exposição no Museu da Imagem e do Som.

Como todos os anos, há uma cornucópia de opções, obrigando os meros mortais a realizar uma triagem e montar uma “lista de tarefas”. No topo está A Fuller Life, documentário sobre um dos maiores cineastas dos EUA, Samuel Fuller. Dirigido por sua filha, Samantha, o filme foi realizado graças a um bem-sucedido processo de financiamento coletivo.

Outro documentário que vale o ingresso é A Farra do Circo (direção de Pedro Bronz e Roberto Berliner), sobre um dos mais queridos espaços culturais do Rio de Janeiro, o Circo Voador, inaugurado em 1982 na praia do Arpoador. E por falar em circo, lembramos que uma cópia restaurada do filme O Circo de Charles Chaplin será exibido no Vale do Anhangabaú, com acompanhamento da orquestra do Teatro Municipal no dia 1º de novembro.

Outro documentário a ser conferido é Outro Sertão, de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela, sobre a passagem do então vice-cônsul do Brasil João Guimarães Rosa pela Alemanha nazista. Nesse momento em que as biografias estão sendo atacadas antecipadamente por pretensos biografados, é de bom grado conhecer essa experiência do autor de Grande Sertão: Veredas, inclusive por meio de uma entrevista inédita com o próprio escritor.

Também será exibido o filme Inside Llewyn Davis, dos irmãos Coen, vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes. É sobre um jovem cantor folk tentando se projetar e ganhar a vida no universo musical de Greenwich Village no começo dos anos 1960. Além de ter a marca de Joel e Ethan, o filme foi bem recebido pelos críticos, tendo 89% de aprovação no Rotten Tomatoes.

E você? Já montou a sua lista?

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.