Biblioteca rizomática, a seu dispor

Mariel Zasso

Publicado em: 02/11/2011

Categoria: Da Hora, leitura

Centro de Criação de Ruídos, Vírgula-imagem e Jesus (!) disponibilizam em PDF todo o acervo do Rizoma.net

Rizoma3

De 2002 a 2009, o site Rizoma.net abrigou um acervo significativo de artigos sobre hackativismo, contracultura e intervenção urbana. Editado por Ricardo Rosas (1969-2007), escritor, pesquisador, tradutor, era nó virtual de encontro e referência para interessados em temas como midiativismo, coletivos e cultura em rede.

Rosas foi um dos idealizadores do Festival Mídia Tática Brasil, um dos primeiros a aproximar artistas, techs e ativistas políticos. Participou de festivais internacionais como o Next 5 Minutes, em Amsterdã (2003), o festival Super Demo Digital, no Rio de Janeiro (2004), da conferência Networks, Arts, a Collaboration, na State University de Nova York, em Buffalo (2004) e do 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil, em São Paulo (2005). A relevância de seu trabalho também fez com que fosse homenageado em Fortaleza dando nome ao prêmio de arte e cultura digital da cidade.

Pilhas de anotações, recortes e cópias sobre temas de seu interesse encontradas após a sua morte foram disponibilizadas uma “Bancada de compartilhamento”, durante o evento Reverberações, em São Paulo, em 2010. Os interessados podiam escolher e levar livremente o material impresso, e como contrapartida, deveriam digitalizá-lo e disponibilizá-lo em qualquer blog ou site, formando assim o acervo rizomático de Ricardo Rosas. Ainda estão por vir duas publicações póstumas: “Truquenologia” e o “Net Cultura”, co-organizado com Giseli Vasconcelos.

O Rizoma.net ainda foi mantido por dois anos após a morte de Rosas, mas acabou sendo descontinuado. Mas se você está sentindo que chegou atrasado e perdeu parte da história, não se desespere. O coletivo CCR (Centro de Criação de Ruídos) arregaçou as mangas e se dispôs a editorar em PDF os textos das seções do site. Num esforço conjunto com o Vírgula-imagem e com Jesus – assim se identificou o voluntário que enviou as últimas contribuições por email – criou-se uma página onde estão disponíveis todos os PDFs e links.

As seções são as mesmas do site: Afrofuturismo, Anarquitextura, Artefato
, Câmera Olho, Conspirologia, Desbunde, E-spaço, Esquizofonia, Gibi, Hierografia, Intervenção, Lisergia Visual, Mutação, Neuropolítica, Ocultura, Panamérica, Potlach, Recombinação.

Tudo disponível para download gratuito. Agora você já tem leitura garantida – além da seLecT, claro – caso chova no feriado!

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.