icon-plus
Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Foto: Reprodução)
Postado em 09/06/2016 - 5:20
Bienal realiza Dias de Estudo em São Paulo
Seminário aberto ao público discute formas de ativismo na natureza, na arquitetura e na arte

Como parte das pesquisas que antecedem a 32a  Bienal de São Paulo, uma série de cinco Dias de Estudo ajudam a guiar os processos artísticos e curatoriais que conduzem à exposição. Entre março e maio de 2016, seminários e oficinas reuniram artistas, curadores, líderes comunitários, antropólogos, ativistas, cientistas e pesquisadores nas cidades de Santiago (Chile), Acra (Gana), Lamas (Peru) e Cuiabá (Brasil), expandindo o projeto da Bienal para além de seu marco temporal e territorial.

Nos dias 10 e 11 de junho de 2016, o auditório da Fundação Bienal, em São Paulo, abriga o quinto e último dos Dias de Estudo. Conectando os debates anteriores, o encontro busca fomentar o pensamento crítico no contexto da cidade e de seu público. “Além de repercutir reflexivamente as experiências dos Dias de Estudo, pretendemos aqui pensar em propostas que desdobrem a Bienal e os conceitos que a balizam e criar um ambiente acolhedor para diálogos e questionamentos”, explica o curador Jochen Volz.

Na programação, três mesas reúnem lideranças indígenas, antropólogos, artistas, arquitetos, cientistas políticos, ativistas, curadores e historiadores para um debate sobre ecologias do conhecimento, formas de construção e práticas expandidas de arte e ativismo. Paralelamente Bárbara Wagner e Vivian Caccuri, artistas participantes da 32a Bienal, apresentam uma introdução à pesquisa de seus projetos para a exposição sob a forma de intervenção.

O seminário tem entrada gratuita e as inscrições podem ser feitas online.

Confira a programação:

Sexta-feira, 10 de junho, 19:30h

Cosmovisões: natureza e política

Mesa redonda com participação de Ailton Krenak, Ana Laíde Barbosa, Carolina Caycedo e Luisa Elvira Belaunde e mediação de Pedro Cesarino

Sábado, 11 de junho, 10h

Intervenção: Vivian Caccuri

Construção, espaço, saber

Mesa redonda com participação de Alvaro Puntoni, Áurea Carolina,  Joe Addo, Laís Myrrha,e Paulo Mendes da Rocha e mediação de Ligia Nobre.

Sabado, 11 de junho, 15h

Intervenção: Bárbara Wagner

Prática expandida: arte e ativismo

Mesa redonda com participação de Amilcar Packer, Ben Vickers, Guilherme Boulos e Naine Terena e mediação de André Mesquita

Serviço
Parque Ibirapuera – Avenida Pedro Alvares Cabral, s/n, Ibirapuera, São Paulo
Dias 10 e 11 de junho