icon-plus
Postado em 01/03/2013 - 8:06
Bijari em Nova York
nina gazire

Evento na Universidade de Columbia, em NY, investiga a relação entre a produção cultural latina e o ambiente urbano com participação de coletivo de arte brasileiro

Bijari

Legenda: Ocupação, intervenção urbana realizada em Pelotas (RS) em 2006. Foto: Bijari

No dia 4 de março, acontece em Nova York o evento Calle Tomada: The Street in Latin America. Organizado pelo Departamento de História da Arte e Arqueologia da Universidade de Columbia, o objetivo do simpósio é o de debater a ressurgência de ações de ocupação de espaços públicos e a histórica tensão entre disputas de poderes no contexto urbano latino-americano. Para isso, a iniciativa reuniu artistas, acadêmicos e curadores que discutirão a interseção entre a paisagem urbana, ativismo político e produção cultural latina. 

Entre os representantes brasileiros está o coletivo paulistano multimídia Bijari, que participa de um debate com os especialistas em arte latino-americana Isabel Villanueva, Luiz Camnitzer, Patricio del Real e a curadora independente brasileira Ana Paula Cohen. Os integrantes do coletivo Bijari são os únicos artistas dentre os palestrantes, e realizam uma conversa com Patricio del Real, organizador do evento, onde falam sobre o trabalho do grupo voltado às intervenções audiovisuais no âmbito urbano brasileiro.

No programa também está prevista a exposição Conceptual Geographies: Frames and Documents Selections from the Ella Fontanals de Cisneros Collection, um recorte da coleção Ella Fontanals-Cisnero, especializada em arte latina, na Mirian & D. Ira Wallach Gallery.

Serviço

Calle Tomada: The Street in Latin America
4 de Março, 2013.
Judith Lee Stronach Center,
Schemerhorn Hall, Columbia University, Nova York
Entrada gratuita