Bill Viola estreia novo Sesc

Focado na relação entre corpo, arte e tecnologia, Sesc Avenida Paulista abre com exposição de vídeos do norte-americano Bill Viola

Luana Fortes
Detalhe do vídeo de Bill Viola, Nascimento Invertido (2014), em que o performer Norman Scott é banhado por fluidos de diferentes cores (Fotos: Cortesia Bill Viola Studio)

A abertura da nova unidade do Sesc na Avenida Paulista, em São Paulo, é marcada pela exposição Visões do Tempo, de Bill Viola, um dos pioneiros da videoarte. Doze trabalhos produzidos nas últimas duas décadas espalham-se pelo espaço escuro e labiríntico. A seleção de vídeos foi feita por Kira Perov, diretora-executiva do Bill Viola Studio e mulher do artista, em diálogo com Juliana Braga de Mattos e Sandra Leibovici, do Sesc São Paulo. O conjunto mostra o interesse de Viola pela extensão da duração do tempo, pelo corpo humano e pela tecnologia. O ritmo de cada trabalho é único, fazendo com que a experiência de ver 12 deles em uma mesma ocasião seja inconsistente.

A videoinstalação com nove canais Capela de Ações Frustradas e Gestos Fúteis (2013) mostra performers realizando exatamente aquilo que o título indica. A obra pode provocar desde o tédio até uma reflexão sobre a frivolidade da existência humana. Mas uma coisa é certa, dos 12 trabalhos expostos, algum certamente levará a inquietações.

Still de Nascimento Invertido (2014), de Bill Viola

Entre os destaques da exposição estão Homem Em Busca De Imortalidade/Mulher Em Busca De Eternidade (2012), em que Viola projeta imagens de um homem e de uma mulher, idosos e nus, sobre placas de granito preto apoiadas na parede. Enquanto eles examinam seus corpos, a textura do granito desvia o olhar do público. O trabalho traz o desejo de se aproximar, mas o zelo da montagem e a forma como as pessoas são filmadas inibem o movimento.

Em Nascimento Invertido (2014), a projeção de um vídeo vertical ocupa o pé-direito duplo do espaço e exige apreço. Cinco fluidos de diferentes aspectos e cores molham o corpo de um homem, em referência ao ciclo da vida. Terra, sangue, leite, água e ar lideram simbolicamente uma reflexão sobre o nascimento, a morte e o renascimento. A transformação não é só o assunto dos vídeos, mas também algo possível de acontecer ao espectador. 

Serviço
Bill Viola: Visões do Tempo
Até 9/9
Sesc Paulista
Av. Paulista, 119 – São Paulo
www.sescsp.org.br

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.