Brasil no MEP

Da Redação

Publicado em: 30/06/2015

Categoria: Da Hora, fotografia

Fotografias de João Paulo Farkas integram acervo da Maison Européenne de la Photographie, em Paris

O Garimpeiro

Legenda: Garimpeiro, de João Paulo Farkas

Localizado no centro histórico de Paris, o Maison Européene de la Photographie é conhecido por ser um dos principais museus europeus dedicados à fotografia. Com trabalhos de gigantes como Henri Cartier-Bresson, Robert Frank e Johan van der Keuken, além dos brasileiros Sebastião Salgado e Rogério Reis, a instituição agora traz para seu acervo 16 obras de João Paulo Farkas.

Produzido entre 1986 e 1993, o conjunto de imagens adquirido pelo MEP retrata os movimentos de ocupação da Amazônia brasileira, em especial, o pico de exploração dos garimpos de ouro da região. “Para mim, o mais importante é o reconhecimento e o fato de saber que este material estará disponível para consulta e exposição dentro de um acervo que congrega boa parte dos mais relevantes fotógrafos do mundo”, declarou o fotógrafo via nota oficial.

Antes de serem transferidas para a capital francesa, as fotografias estarão entre os trabalhos que Farkas exibe na exposição “Amazônia Ocupada”, em cartaz a partir de julho, no Sesc Bom Retiro, em São Paulo.

Moça

Legenda: Moça, de João Paulo Farkas

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.