Bronze renovado

Em Se Precisar, Conto Outra Vez, Flávio Cerqueira subverte o caráter solene da tradição escultórica com temas cotidianos

Ana Abril

Publicado em: 12/05/2016

Categoria: Da Hora, Notícias Quentes

Amnésia, de Flávio Cerqueira (Foto: Divulgação)

O bronze é nobre, monumental, de grande força histórica e requer muita habilidade para ser bem trabalhado. Apesar disso, o material desafiador é utilizado por um jovem artista brasileiro em ascensão. A arte de Flávio Cerqueira transforma o bronze bruto em seis esculturas inéditas, apresentadas em sua exposição Se Precisar, Conto Outra Vez, na Casa Triângulo.

Nela, Cerqueira coloca como tema central o olhar eurocentrista da História brasileira, em sua ausência de representação das culturas ancestrais. Como o artista explica em entrevista à seLecT, a mostra “sugere a criação de uma nova narrativa para a história de nosso país”.

Segundo Cerqueira, seu trabalho como um todo parte de suas experiências pessoais e inquietações. Porém, essa mostra foca na existência de várias versões sobre a História do Brasil e nos mitos, heróis e mudanças de papéis. “Vejo que devemos reconsiderar alguns termos que são usados para contar nossa história’’, reflete o artista paulistano.

“Cada trabalho dentro da exposição atua como pequenos contos que se relacionam no percurso”, explica Cerqueira. Além disso, os títulos das obras, assim como o da mostra, partem do discurso coloquial e conversam com o espetador diretamente. A peça Eu te Disse…, por exemplo, adverte sobre a avalanche de informações presente no mundo moderno.

Amnésia é uma escultura que exemplifica o branqueamento das memórias brasileiras ao mostrar um menino negro jogando em sua própria cabeça uma lata de tinta branca.

Com aproximadamente três metros de altura e pesando uma tonelada, destaca-se  também o maior trabalho produzido pelo artista. “É a representação de uma cabeça tombada no chão fazendo referência à queda de um monumento”, explica Cerqueira.

A exposição, com curadoria de Maria Izabel Branco Ribeiro, poderá ser visitada até 11 de junho.

Serviço
Casa Triângulo
Rua Estados Unidos, 1324 – São Paulo
De 14 de maio a 11 de junho
De terça-feira a sábado, das 11h às 19h

Tags: , , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.