Bruguera para presidente

Artista cubana anuncia em vídeo sua candidatura para as eleições de 2018 na ilha de Fidel

Luciana Pareja Norbiato

Publicado em: 18/10/2016

Categoria: Da Hora, Notícias Quentes

A artista cubana Tania Bruguera

Tania Bruguera, quem diria, acaba de anunciar sua candidatura à presidência de Cuba em 2018. Nesse ano, Raúl Castro deve deixar o cargo, conforme anunciou nas eleições para a Assembleia cubana. Castro assumiu o comando da ilha em 2006 por causa dos problemas de saúde de seu irmão, Fidel, e já está no segundo mandato de cinco anos. Bruguera fez o anúncio num vídeo postado no YouTube.

Claro que tudo não passa de uma nova intervenção da polêmica artista: as eleições em Cuba são decididas pelo Conselho de Estado, composto apenas pelo Partido Comunista de Cuba, único reconhecido no país. Ou seja, só são permitidos candidatos indicados pelo partido, e o voto é indireto.

O vídeo de Bruguera faz um apelo pela liberdade e pela democracia, convocando o povo cubano a imaginar como seria o país se todos pudessem escolher sua trajetória, ao contrário da situação política atual. Com isso, a artista coloca mais uma vez na berlinda as restrições de direito perpetradas na ilha, um exemplo de que o desrespeito aos direitos civis e individuais é nocivo tanto em governos de esquerda quanto de direita, seja em Cuba ou em qualquer país.

Tags: , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.