icon-plus
Postado em 21/11/2012 - 6:34
Cadeira velha é que faz casa boa
Nina Gazire

Dupla curitibana cria linha de móveis que enfatiza a cultura do reaproveitamento e faz um alerta contra o desperdício

Conserta2

Móveis velhos e objetos sucateados fazem da coleção mais recente da FETICHE DESIGN para Casa*_ formada pelos curitibanos Paulo Bianchi e Carolina Armellini_ uma proposta criativa para o encontro entre a cultura do reaproveitamento e o design high end. Para demonstrar insatisfação com a falta de qualidade da indústria moveleira do Brasil, a dupla de designers desenvolveu a linha Conserta-se (sic) Móveis Tratar Aqui.

A partir de móveis antigos danificados, que foram recolhidos pela dupla, a coleção evidencia os estragos do tempo por meio de gambiarras, emendas e colagens. “São peças únicas e quebradas, mas cada qual com a sua graça e a sua história. Procuramos valorizar as marcas e cicatrizes do passado. Não restauramos. Consertamose deixamos a nossa assinatura”, declara Bianchi. Cadeiras de madeira

quebradas são enfaixadas com material resistente que as coloca de pé novamente, conferindo estabilidade e nobreza às peças antes alquebradas.E pedaços de vasos quebrados são recriados de maneira precária com uso de Durepox. A coleção Conserta-se (sic) Móveis, Tratar Aqui foi concebida pela FETICHE com exclusividade para a loja Micasa, uma das mais badaladas lojas de design em São Paulo.

publicado originalmente na edição 07