icon-plus
Eterno (2016), de Emídio Contente, é uma das fotografias do stand da ABACT (Fotos: Divulgação)
Postado em 26/09/2016 - 4:38
Calouro da ArtRio 2016
Exposição fotográfica da ABACT estreia na feira carioca com artistas como Alexandre Sequeira e Marcelo Tinoco
Ana Abril

A ArtRio 2016 traz uma série de novidades, como a área recém modernizada do Pier Mauá e novas galerias participantes. Entre as surpresas deste ano, destaca-se a estreia do stand da ABACT – Associação Brasileira de Arte Contemporânea. O expositor da Associação formada por 46 galerias de arte do mercado primário dedica-se exclusivamente à fotografia.

Visando os investimentos na arte da imagem estática, a ABACT expõe 23 imagens de artistas pertencentes às galerias associadas. O preço de cada imagem oscila entre os R$ 4 e 8 mil reais, dependendo da tiragem, que será de no máximo dez exemplares por foto.

A Luciana Caravello Arte Contemporânea, a Zipper Galeria e a Galeria Lume são algumas das galerias representadas por artistas como Alexandre Sequeira, Marcelo Tinoco e Alberto Ferreira, respectivamente. Com seleção e coordenação artística de Felipe Hegg e Isabel Amado, todas as obras, que também estiveram expostas na SP-Arte/Foto 2016, poderão ser apreciadas e compradas entre 29/9 e 2/10.

Com o intuito de estimular o investimento de capital estrangeiro em obras de arte, a ABACT, em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, promovem a visitação à ArtRio de uma dezena de colecionadores e profissionais do mercado da arte alemã e chinesa. Com isso, a iniciativa, denominada como Projeto Latitude, prevê que euros e yuans sejam aplicados no mercado de arte brasileiro. Além disso, os investidores também terão a oportunidade de conhecer a 32ª Bienal Internacional de São Paulo.