Saída de Emergência

Junto com o Abre Alas, A Gentil Carioca apresenta a nova edição do projeto Camisa Educação em parceria com a seLecT

Da Redação

Publicado em: 19/02/2022

Categoria: Da Hora, Destaque

Nº 87, Saída de Emergência (2022), de Luiza Coimbra e Andréa Hygino (Foto: Divulgação)

A cada vernissage n’A Gentil Carioca é lançada uma camiseta com o tema educação. A partir de hoje, 19/2, o público pode conferir a mostra inaugural da sede carioca da galeria, das 17h às 22h: o tradicional Abre Alas, com curadoria de Pollyana Quintella, Deri Andrade, Maxwell Alexandre, e obras de 23 artistas, dentre os 30 selecionados, que exploram questões pulsantes dos anos recentes. Ainda, o lançamento da edição nº 87 edição do projeto CamisaEducação: Saída de Emergência (2022), por Luiza Coimbra e Andréa Hygino, realizada em parceria com o 3º Prêmio seLecT de Arte e Educação.

O modelito é parte de uma série de trabalhos nos quais as artistas se apropriam e reproduzem a imagem de uma carteira escolar. A cada reprodução, a mobília é corrompida, desmembrada, invertida, tingida e reinventada como metáfora da educação pública no Brasil.

Em 2018, a parceria entre a galeria e a seLecT, por meio do 2º Prêmio seLecT de Arte e Educação, lançou a Camisa nº 81, assinada pelo artista e pesquisador Bruno Moreschi. Intitulada Educação Antifascista, a camisa foi pensada como uniforme para educadores que resistem às tentativas de controle e constrangimentos diversos, cada vez mais comuns no Brasil atual.

Nº 81 Educação Antifascista (2019), de Bruno Moreschi (Foto: Divulgação)

A mostra também acontece na sede paulistana da Gentil Carioca, na Lanterna Mágica, com sete dos trinta nomes selecionados através do edital 2021/2022. São eles: Adriano Braga, Ana Hortides, Antonio Tebyriçá, Florencia Caiazza, Mari Ra, Paulo Jorge Gonçalves e Tainan Cabral. Visitação até 19/3.

Serviço
Abre Alas
A Gentil Carioca, SP e RJ
Até 19/3

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.