icon-plus
Postado em 07/03/2013 - 3:38
Canções para ver
Marcos Diego Nogueira

Músico Lirinha chega à reta final do projeto de transformar em videoclipe todas as músicas do seu novo álbum

Legenda: Nada a Fazer foi o primeiro videoclipe do disco ‘Lira’, que termina de ganhar uma leitura audivisual para cada uma de suas canções. (Reprodução)

“Dirigir um olhar sobre a música e transformar isso em imagens.” Assim José Paes de Lira, o Lirinha, define o projeto em que se desafiou a produzir um videoclipe para cada canção do seu primeiro disco-solo pós-Cordel do Fogo Encantado, LIRA.

Lançado em 2011, o projeto vem sendo bem-sucedido – os últimos dois vídeos, de um total de 12, já estão em produção final. Gravados com iPad, celulares, câmeras digitais e analógicas, os trabalhos que têm a sua autoria ou de cineastas amigos, como Lírio Ferreira e Eryk Rocha, são postados no site pessoal do músico, e vêm rendendo frutos ao cantor e compositor. Foi por meio deles que o pequeno selo mexicano Intolerancia se interessou em lançá-lo por lá, bem como uma rádio alemã dedicou uma hora de sua programação para tocar o álbum todo. “As pessoas escutam muita música por meio de recursos que têm imagens, como o YouTube”, diz. “O próprio público teria se encarregado e alguém teria feito um slide de fotos da viagem com a namorada e postado lá com a minha música. Imaginei então que essas imagens pudessem ser feitas por mim, no meu cotidiano.”

*Publicado originalmente na edição impressa #10.