icon-plus
Postado em 16/05/2012 - 6:48
Capitão Paul Watson é preso
Mariel Zasso

Ambientalista canadense é detido na Alemanha em consequência de incidente com navio da Costa Rica em 2002

Lobo

Legenda: Paul Watson foi detido na Alemanha no último sábado, em consequência dos esforços para desativar a máfia das barbatanas de tubarão. (Foto: cortesia Sea Shepherd Preservation Society)

O capitão canadense Paul Watson, fundador da organização ambientalista Sea Shepherd, foi detido na Alemanha por causa de um incidente marítimo com um navio da Costa Rica. Famoso pelas técnicas de guerrilha investidas na proteção da vida selvagem e da biodiversidade marinha, Watson já interceptou centenas de navios em 35 anos de atividade.

“Nossa estratégia não é a de ferir pessoas, mas de preveni-las de cometer violência contra outras espécies.”

Em entrevista para a última edição de seLecT, algumas semanas antes do ocorrido, Watson declarou que adversidades fazem parte da militância do Sea Shepherd:

“Tivemos muitas missões difíceis, alguns diriam até impossíveis. Descobri que a paciência é o segredo. Persistência é a chave, nunca desista. Levamos anos para atingir nossos objetivos. Gastamos mais de 30 anos para acabar com o mercado de pele de focas. (…) Já nos bateram, fomos alvo de armas de fogo, tivemos nossas vidas ameaçadas e até fomos parar na cadeia. Isso é o que fazemos e o que nos torna bons.”

Watson foi detido em Frankfurt por causa do pedido de extradição solicitado pelas autoridades costarriquenhas, que o acusam de “violação do tráfego marítimo” em águas de alto-mar perto da Guatemala.

Leia a entrevista na íntegra:

Velho Lobo-do-Mar