Captura do tempo

Fotografias de Masao Yamamoto retratam a delicadeza do cotidiano

Ana Abril

Publicado em: 22/06/2016

Categoria: Da Hora, Destaque, Notícias Quentes

Tags: , ,

Imagem da série Nakazora, de Masao Yamamoto (Foto: Divulgação)

A relação entre artista e obra de arte não pode ser generalizada: para alguns, as obras são instrumentos de trabalho; para outros, estão intensamente relacionadas com sua vida pessoal. Para o fotógrafo Masao Yamamoto, as fotos precisam ser carregadas consigo como parte do processo de finalização. Ele guarda os instantes retratados no bolso e se desloca com eles, deixando o tempo fazer seu trabalho. Como resultado, as imagens do artista japonês compõem-se junto com as manchas, rasgos e vincos, fazendo uma metáfora sobre a captura do tempo.

Objetos do cotidiano, animais, árvores e corpos humanos são isolados pelas lentes de Yamamoto e trazidos à realidade como se fossem desenhos. As séries A Box of Ku, Nakazora e Kawa=Flow podem ser apreciadas em exposição na sede carioca da Galeria Marcelo Guarnieri. Os trabalhos do artista, realizados entre 1990 e 2015, mostram a delicada síntese da natureza e do corpo humano.

Fotografia da série Box of Ku, de Masao Yamamoto (Foto: divulgação)

Fotografia da série A Box of Ku, de Masao Yamamoto (Foto: Divulgação)

Em A Box of Ku, predominam imagens amareladas e contrastadas, formando composições simples onde o destaque é um único objeto ou forma da natureza. Por outro lado, Nakazora, que em japonês significa “o espaço entre o céu e a terra, onde os pés não tocam o chão”, trabalha a leveza e o efemêro na figura humana. O estilo não ocidental do artista se reafirma em Kawa=Flow, sua série mais recente, baseada no princípio budista que indica que a morte e nascimento estão em estreita relação.

A individual do artista completa-se com cinco Caixas-Poema, formadas por uma série de fotografias e um haikai (breve poema japonês). Os livros também fazem parte do formato de exibição do artista, no qual as imagens, em menor tamanho, criam uma relação mais próxima com o observador. A mostra de Yamamoto permanece aberta para visitação até 23/7.

Serviço
Masao Yamamoto – séries A Box of Ku, Nakazora e Kawa=Flor
Galeria Marcelo Guarnieri
Rua Teixeira de Melo, 31, Lojas C/D, Ipanema – Rio de Janeiro
Até 23/7
De segunda-feira a sexta-feira, das 11h às 18h; sábados, das 11h às 15h

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.