icon-plus
Vista aérea do Porto Digital, que vai ampliar o Projeto Porto Leve com a introdução de um serviço de carsharing (foto: Divulgação)
Postado em 31/01/2014 - 5:45
Carro como serviço
Porto Digital do Recife inaugura experiência de aluguel de carros pela quantidade de horas utilizadas
Guilherme Kujawski

O serviço de carsharing, modelo de aluguel de veículos em que o cliente aluga o carro pela quantidade de horas utilizadas, ainda engatinha no Brasil. Lá fora, já é usual. Segundo o tecnólogo pernambucano Silvio Meira, essa é a uma área repleta de possibilidades de inovação: basta transformar o modelo de “carros-serviço” em “carro-como-serviço”, ou seja, simplificar ao máximo o “pegar e largar” dos veículos, como o sistema de bicicletas públicas.

Por enquanto, espera-se a introdução definitiva no país dos “carros-serviço”, no rastro da Zazcar. E isso já está começando. Em parceria com a Fiat, o Porto Digital, parque tecnológico do Recife, vai inaugurar em breve seis estações de empréstimos de veículos. Na fase inicial, os usuários podem retirar os carros modelo Fiat 500 em seis estações da cidade: três no perímetro do Porto Digital; uma na estação central de metrô da cidade; e duas em shopping centers próximos ao Porto Digital.

A experiência vai abrir um leque de possibilidades. Por exemplo, quando for regularizada a utilização dos veículos elétricos no país, os carros movidos a gasolina e/ou álcool poderão ser substituídos, fortalecendo a ideia de transporte sustentável. Há também a possibilidade de melhorar o cadastramento dos usuários, quando a CNH for eletronicamente codificada.

O serviço de carsharing do Porto Digital faz parte do Projeto Porto Leve, que teve um aporte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação no valor de cerca de R$ 6 milhões. O serviço de bike sharing já é um sucesso. O projeto dos carros está previsto para começar a funcionar em maio.

Tags  
carro   mobilidade   recife