icon-plus
Postado em 04/11/2014 - 7:56
Casa França-Brasil elege novo diretor
Luciana Pareja Norbiato

Pablo León de La Barra foi escolhido por Conselho da OS Oca Lage entre quatro indicados

Maxresdefault

Legenda: O curador mexicano Pablo León de La Barra assume cargo a partir de janeiro de 2015

O curador mexicano Pablo León de La Barra é o nome escolhido para ocupar a vaga deixada por Evangelina Seiler na direção da Casa França-Brasil. Ele saiu na frente de outros três indicados.

Os quatro candidatos foram indicados pelo Conselho da OS Oca Lage, responsável pela gestão tanto da Casa França-Brasil quanto da EAV Parque Lage. Tiveram 30 dias para apresentar projetos de direção da instituição, que foram julgados por uma comissão interna designada pelo Conselho, formada pelos conselheiros Paulo Vieira (presidente), Adriano Pedrosa, Daniel Senise, Luiz Camillo Osorio, Luiz Ernesto e Ernesto Neto, e ainda por Marcio Botner e Lisette Lagnado, respectivamente presidente da Oca Lage e diretora da EAV Parque Lage.

Segundo Lisette Lagnado, o curador especializado em arte latino-americana ajudará a Casa França-Brasil a ampliar suas parcerias internacionais. De La Barra, que vinha atuando como curador-residente do programa Guggenheim UBS MAP para América Latina, deve manter um vínculo pontual com a instituição nova-iorquina na mesma função.

Duas comissões consultivas, que atuarão a partir de agora nas duas instituições geridas pela OS, foram renovadas e ampliadas: Comissão de Projetos e Eventos, formada por Guilherme Coelho, Marcos Chaves, Ronaldo Lemos, Tania Rivera e Xico Chaves; e Comissão de Ensino, composta por Adriano Pedrosa, Daniel Senise, Fernando Cocchiarale, Hélio Eichbauer e Roberto Conduru.