icon-plus
Postado em 16/04/2018 - 9:52
Produção Cultural – Desenvolvimento e Estratégia
O objetivo deste curso não é ensinar a formatação de projetos, mas entender o que é produção, o que faz - e não faz - um produtor e o que está por trás do trabalho deste profissional a partir do momento em que surge um novo projeto.

Produção cultural – Desenvolvimento e estratégia
O dia-a-dia e o pulo do gato do produtor

O mercado cultural no Brasil cresce exponencialmente. Assistimos a um crescente número de espaços autônomos e centros culturais sendo abertos todos os anos. São novas casas de shows, teatros, galerias, espaços culturais alternativos, ou coletivos, instituições privadas, organizações sociais. Está na hora deste mercado em crescimento se profissionalizar e contar com profissionais bem treinados na execução de projetos.
O objetivo deste curso não é ensinar a formatação de projetos, mas entender o que é produção, o que faz – e não faz – um produtor e o que está por trás do trabalho deste profissional a partir do momento em que surge um novo projeto.
Ao longo das aulas serão vistos todos os aspectos do trabalho do produtor, desde o surgimento da ideia até o momento em que o projeto é executado; pré-produção, produção, pós-produção. Faremos um apanhado da situação político-cultural do país hoje no contexto de sua história recente, usaremos ferramentas específicas, passaremos pelo desenvolvimento de cronograma e orçamento, listaremos os serviços obrigatórios, tipos de equipes e fornecedores. O be-a-bá da produção.
Este curso é direcionado para produtores culturais em formação ou já formados e iniciantes no mercado que buscam ampliar seu conhecimento e formação, e para o público em geral interessado na atuação do produtor no mercado atual.

Programa:
AULA 1 | O começo de tudo | Entendendo a cena e o protagonista
– Cenário político-cultural no Brasil hoje
– Sustentabilidade
– O que faz um produtor
AULA 2 | Etapas de produção | A visão ampla da coisa
– Desenvolvimento: o pulo do gato
– Pré-produção: testando
– Produção: acompanhamento e coleta de dados
– Pós produção: comprovação
AULA 3 | A construção da estratégia 1| Viabilidade e planejamento
– Estudos de viabilidade: teoria e prática
– Desenvolvimento de projeto: gerenciamento de risco
AULA 4 | A construção da estratégia 2| O projeto em números e exclamações
– Desenvolvimento de projeto: orçamento e cronograma
– Avaliações

Marcela Amaral é formada em Artes Plásticas pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado, SãoPaulo) e em História pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Cursou um MBA em Gestão de Bens Culturais na Fundação Getúlio Vargas. Atua na área de produção cultural desde 2001. Trabalhou em importantes galerias paulistanas como Millan e Nara Roesler e também em escritórios de produção cultural como a Arte3. Como autônoma, atuou em grandes eventos como a 27a e 29a Bienal Internacional de São Paulo; I Bienal do Fim do Mundo em Ushuaia, Argentina, entre outras importantes mostras. Mais recentemente, foi produtora executiva no ICCo (Instituto de Cultura Contemporânea, São Paulo) onde coordenou a produção do World Biennial Forum, ocorrido em São Paulo em 2014, entre outras atividades. Hoje, coordena o setor de planejamento e operação da Fundação Bienal de São Paulo.