Ciga 2016

Rio de Janeiro recebe a terceira edição do Circuito Integrado das Galerias de Arte com programações especiais

Ana Abril

Publicado em: 19/05/2016

Categoria: Da Hora, Notícias Quentes

Visitante observa exposição (Foto: Divulgação)

As principais capitais culturais brasileiras vivem uma semana de efervescência artística. Enquanto São Paulo recebe a Virada Cultural no fim de semana (21 e 22/5), na capital carioca acontece o Circuito Integrado das Galerias de Arte (Ciga). As datas também coincidem com a 14ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram por todo Brasil para comemorar o Dia Internacional dos Museus, do Icom.

Em sua terceira edição, o Ciga reúne galerias de arte com programações especiais entre 20 e 21 de maio. Neste ano, cinco novas galerias estreiam no Circuito. Com aberturas de exposições, programações especiais, finissages e performances, o intuito do Ciga é estimular a visitação às galerias de arte.

O Ciga é organizado pela ArtRio, feira de arte carioca. A programação distribui-se pelos bairros de Botafogo, Gávea, Ipanema, Jardim Botânico, Leblon Copacabana, Catete e Centro. “O Ciga é uma importante agenda para incentivar a visitação das galerias ao longo do ano, para que o público inclua esses espaços em seus roteiros de lazer e também de aprendizado. A galeria é um relevante local de troca – onde é possível contemplar artistas já consagrados, conhecer novos nomes ou participar de atividades como visitas guiadas e palestras”, explica Brenda Valansi, sócia da ArtRio.

Entre os destaques do CIGA deste ano, encontra-se a galeria Graphos Brasil, apresentando obras com colagens realizadas por artistas brasileiros, entre eles Ferreira Gullar, e italianos.

Inspiradas no legado do português Rafael Bordallo Pinheiro, as obras abrigadas na Galeria Inox Arte Contemporânea são de autoria de 20 artistas e designers brasileiros. Vik Muniz, Tunga, Isabela Capeto ou Barrão são alguns dos criadores destas obras em cerâmica.

Com essa agenda, não há desculpas para não aproveitar a oferta de arte pelos diversos cantos do Brasil. A programação completa está disponível no portal da ArtRio.

Tags: , , , ,

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.