Cildo Meireles

A nova edição da seLecT, que chega às bancas a partir do dia 5 de agosto, oferece aos leitores obras de arte contemporânea na forma de múltiplos numerados, com tiragem limitada

da Redação

Publicado em: 31/07/2014

Categoria: Da Hora

Esfera Invisível (Díptico, 2014), de Cildo Meireles

Esfera invisível é a obra inaugural da série Edições de Artista, que a seLecT oferece aos seus leitores. O projeto faz circular obras de arte contemporânea na forma de múltiplos de tiragem limitada, de autoria de nomes de reconhecida importância no cenário artístico.

A revista escolhe e comissiona os artistas. Ao distribuir os múltiplos colecionáveis, espera estimular a relação do público com obras de arte e contribuir para a educação artística da sociedade. Cildo Meireles foi escolhido para dar início à COLEÇÃO SELECT – EDIÇÕES DE ARTISTA.

A obra

Neste trabalho, o artista aborda a questão da visibilidade-invisibilidade e chama atenção de forma poética para aquilo que pode apenas ser imaginado. A esfera em questão nunca é visível, pois é um vazio no interior do cubo. Quando o cubo é aberto, a esfera se transforma em dois hemisférios côncavos. Nesse momento, nas palavras do artista, ela “se torna duplamente invisível”, já que pode apenas ser imaginada, mas jamais vista. A gravura é baseada na obra Esfera Invisível (2012), um cubo de alumínio maciço medindo 50 x 50 x 50 cm, diâmetro de 25 cm e peso “irrelevante”, da coleção do artista.

O artista

Nasceu no Rio de Janeiro, em 1948, e é um dos maiores expoentes mundiais da chamada arte conceitual. Obras de sua autoria estão em coleções no Inhotim (MG), MAM-SP, MAC-USP, MAC-Niterói, Macba (Barcelona), Daros Latinoamerica (Suíça), Tate Britain (Londres), Lacma (Los Angeles), e Museu do Século 21 (Kanazawa, Japão), entre outros. Em 2009, ganhou uma exposição retrospectiva na Tate Modern, em Londres, e em 2013 no Museu Nacional Reina Sofía, em Madri. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Tags: , , ,

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.