Cineasta apaixonado

Publicado em: 14/07/2015

Categoria: Da Hora

Ícone da Nouvelle Vague, cineasta François Truffaut é tema de exposição que ocupa o Museu da Imagem e do Som, em São Paulo
1 François Truffaut Na Divulgação De Beijos Proibidos 1968 @pierre Zucca

Legenda: François Truffaut na divulgação de Beijos Proibidos, 1968. (Foto: Pierre Zucca)

Após passar pela Cinemateca Francesa e receber 80 mil visitantes, a exposição ‘Truffaut: um cineasta apaixonado’ chega ao Museu da Imagem e do Som de São Paulo nesta terça-feira (14). Dedicada a um dos maiores nomes da Nouvelle Vague, a mostra traz um extenso acervo que mistura memorabília, documentos e objetos relacionados ao trabalho e vida de François Truffaut. Ao todo, são mais de 600 itens como desenhos, fotos, livros, revistas e roteiros com anotações, além de trechos de filmes e entrevistas do diretor.

Com curadoria do crítico de cinema Serge Toubiana, também diretor da Cinemateca Francesa e biógrafo do cineasta, a exposição tem uma formatação diferente de sua versão original, que foi montada em Paris para homenagear o diretor na ocasião do trigésimo aniversário de sua morte, em outubro passado. Se a exposição francesa trazia uma organização cronológica, a brasileira desenvolveu um projeto expográfico específico, assinado pelo Atelier Marko Brajovic, que apresenta novas seções e reproduções de cenários.

Entre os artigos que se destacam estão documentos inéditos, redescobertos recentemente, como ensaios dos atores, um croqui de figurinos, fotos de cena e acessórios do filme ‘O último metrô’ (1980), além de objetos pessoais como uma credencial de imprensa do jornal Arts, que Truffaut usou para participar do Festival de Cannes de 1957.

69 Credencial De Imprensa De Truffaut Pelo Jornal Arts Para O Festival De Cannes 1957

Legenda: Credencial de imprensa de Truffaut pelo jornal Arts para o Festival de Cannes 1957. (Foto: Divulgação)

Serviço 

MIS SP
Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo
Telefone: (11) 2117 4777
De 14 de julho a 18 de outubro de 2015
Horário: terças a sábado, das 12h às 21h; domingos e feriados, das 11h às 20h
Ingresso R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.