Cinema Expandido

Mariel Zasso

Publicado em: 31/05/2013

Categoria: cinema, Da Hora

Edição especial do festival Cine Esquema Novo traz William Raban pela primeira vez ao Brasil

Rio_de_raban1

Legenda: Thames Film, uma das várias obras de William Raban que tem como motivo o rio Tâmisa, será exibido em projeção especial sobre um barco no Rio Guaíba. (Imagem: reprodução)

Entre os dias 19 e 30 de junho, Porto Alegre sedia o Cine Esquema Novo Expandido, CEN – E. A edição especial anuncia o novo formato de realização do festival, que a partir de 2014 passa a abrigar obras audiovisuais de naturezas diversas, em edições bienais.

O CEN – E trará pela primeira vez ao Brasil William Raban, artista inglês pioneiro no conceito e na prática de um cinema que extrapola os formatos tradicionais. A obra de Raban e de mais cinco cineastas brasileiros – Carlosmagno Rodrigues (MG), Gustavo Jahn & Sissa Dullius (RS), Guto Parente (CE), Ricardo Alves Jr. (MG) e Sérgio Borges (MG) – será ponto de partida para as discussões em torno das práticas artísticas e transformações do audiovisual no século 21.

Na sua primeira visita ao Brasil, Raban apresentará seu Thames Film (1987) em uma projeção especial a bordo de um barco sobre o Rio Guaíba, na abertura das atividades no dia 19 de junho. O artista fundador da London Filmmakers Co-op é o nome central da ocupação do CEN-E no Centro Cultural Usina do Gasômetro, onde ministra uma Master Class e realiza videoinstalações também inéditas no país.

Além de sessões comentadas com os artistas brasileiros convidados, o CEN-E também oferecerá atividades educativas e reflexivas, como workshops sobre a evolução da Arte Audiovisual. A programação do evento será distribuída em diversos espaços culturais da cidade.

As candidaturas para a master class “Materialidade do tempo: o suporte fílmico e a cidade”, que será realizada no dia 20 de junho, das 18h30 às 20h, na Sala P.F. Gastal, já estão abertas.

Serviço:

Cine Esquema Novo Expandido 2013

Mostra de filmes, videoinstalações, intervenções públicas, curso, seminários, palestras e master classes. 

De 19 a 30 de junho

Centro Cultural Usina do Gasômetro, Santander Cultural, Galeria Ecarta e no Rio Guaíba,  em Porto Alegre (RS).

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.