Círculo primordial

da Redação

Publicado em: 05/08/2014

Categoria: Da Hora, design

Mostra exemplifica como designers nacionais usam a forma da circunferência em suas criações

Muba_body

Legenda: À esquerda, banco Vitória Régia (2002), de Fernando e Humberto Campana (foto: Cortesia do Estúdio_menor). À direita, tamborete Zoé (2009), de Domingos Tótora (foto: Divulgação)

Circularidade, em princípio, é a abstração de um processo repetitivo. Pode ser também o índice de formas essenciais encontradas na natureza. Talvez a segunda opção seja o mote de Pensamento Circular, exposição de móveis de luminárias projetadas por designers brasileiros que, desde os anos 1920, empregam o círculo de maneira peculiar em suas criações. A exposição, que abre dia 8 de agosto no Museu Belas Artes de São Paulo, integra a agenda do festival Design Weekend, o DW!

Os jornalistas Regina Galvão e Roberto Abolafio Junior, curadores do evento, pretendem retratar o desenvolvimento do design brasileiro, apresentando objetos de pioneiros, como Flávio de Carvalho (1899-1973) e Lina Bo Bardi (1914-1992), assim como as criações de designers da nova geração, caso de Zanini de Zanine, Rodrigo Almeida e Carol Gay. Peças industrializadas pareiam com outras mais artesanais, elaboradas com materiais variados, como madeira, concreto, fibra de vidro bambu e mármore.

Serviço:

Visitação: 08/08 a 30/08; seg. a sex., das 10h às 20h / Sáb., das 10h às 16h (fechado aos domingos e feriados).

Local: Museu Belas Artes de São Paulo (muBA) – Sede

Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 76, Vila Mariana, São Paulo – SP

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.