icon-plus
Postado em 06/05/2014 - 8:23
Coletivo MUDA para Provence
Luciana Pareja Norbiato

Flagship da L’Occitane en Provence ganha painéis de azulejos criados pelo grupo carioca, que usou padronagem da arquitetura modernista como em suas intervenções urbanas

L'occitane Higienopolis-10

Legenda: Detalhe do painel que circunda toda a loja da grife no Shoping Higienópolis

Como transmitir um ar de brasilidade sem cair em clichês? O carioca Coletivo MUDA, conhecido por seus painéis de azulejos e intervenções urbanas que se apropriam das padronagens do muralismo típico da arquitetura modernista, foi chamado pela L’Occitane en Provence para resolver essa equação por meio da arte na nova flagship da marca, localizada no Shoping Higienópolis.

“A gente queria trazer uma coisa que fosse mais brasileira. Uma intervenção urbana que tivesse modernidade, mas que também tivesse uma cara de Brasil, representando o olhar brasileiro em relação à Provence”, explica Maria Alice Rocha, gerente de comunicação da L’Occitane.

São vários painéis com azulejos dispostos irregularmente, num efeito que funde as cores da região provençal a um símbolo do modernismo daqui. Segundo Rodrigo Kalache, um dos cinco integrantes do coletivo presente à inauguração da loja, eles tiveram “muita liberdade para criar dentro do que a marca esperava”. “Isso permitiu que usássemos livremente nossa linguagem, fazendo com que o resultado ficasse muito próximo ao nosso trabalho na rua”.