Com açúcar, com afeto

da Redação

Publicado em: 18/12/2014

Categoria: Da Hora, exposições e bienais

Mercedes Viegas comemora 20 anos como galerista com uma mostra composta por obras realizadas por sua rede afetiva

Mviiegas_body

Legenda: Vista geral da mostra 20 (foto: Cortesia Galeria Mercedes Viegas)

Com certeza 2014 foi um ano de comemorações para a arte contemporânea nacional. Luisa Strina e Raquel Arnaud completaram 40 anos como galeristas. Um pouco mais “jovem”, Mercedes Viegas fez vinte anos no papel de marchand e, para celebrar a data, inaugurou, no último dia 15 de dezembro, uma exposição coletiva que tem como título um número bastante explícito: 20.

Com curadoria de Daniela Name, a mostra reúne artistas que fizeram parte da história da galeria e da galerista, que começou seu trabalho em arte como museóloga da Galeria Banerj, ao lado do crítico Frederico Moraes. O critério de escolha dos trabalhos teve como guia mestra a “rede afetiva” estabelecida entre Mercedes e os artistas de sua galeria, localizada na Gávea, Rio de Janeiro.

Por exemplo, Ivan Serpa, que participou da primeira mostra da galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea, está na lista de artistas da mostra comemorativa. Uma das primeiras obras vendidas tinha a assinatura de Adriano de Aquino, logo, o artista também está presente. Afetos semelhantes envolveram nomes como Antonio Dias, Carlos Vergara, Rubens Gerchman, Tunga, Angelo Venosa, José Bechara, Daniel Senise e muitos outros.

Parabéns, Mercedes!

Artigo anterior:
Próximo artigo:

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.